Recorde as incidências da partida
O treinador interino Fred Grim foi obrigado a alterar o seu onze inicial depois de o médio Kenneth Taylor ter deixado o clube na sexta-feira, assinando pela Lazio. Sean Steur, que celebrou o seu 18.º aniversário no domingo, substituiu Taylor, procurando afirmar-se como titular no meio-campo.

Os de Amesterdão mostraram-se implacáveis nos minutos iniciais em Velsen-Zuid, marcando nos seus dois primeiros remates por intermédio de Oscar Gloukh, cujo remate sofreu um desvio, e Mika Godts, lançado por Youri Baas, que bateu facilmente Ronald Koeman Jr. no frente a frente.
Os visitantes pouco tiveram com que se preocupar na primeira parte, com o Telstar a rematar apenas uma vez e sem criar qualquer ocasião clara de golo.
A missão do Telstar tornou-se praticamente impossível depois de o estreante Cedric Hatenboer ter sido expulso após uma entrada imprudente sobre Youri Regeer, que foi obrigado a abandonar o jogo devido a um ferimento na perna.
O central Youri Baas pareceu sentenciar a partida para o Ajax aos 72 minutos, ao cabecear para o fundo das redes após um canto cobrado pelo suplente Rayane Bounida.
O mesmo Youri Baas deu algum alento ao Telstar cinco minutos depois, ao marcar na própria baliza, somando assim um autogolo ao golo e à assistência. O capitão do Telstar, Danny Bakker, fez o segundo golo do Telstar aos 84 minutos, tornando os instantes finais ainda mais intensos.
No entanto, após o golo de Bakker, o Telstar não conseguiu criar mais nenhuma oportunidade, com o Ajax a segurar a vantagem de 3-2 até ao apito final.
Os gigantes de Amesterdão reduziram a diferença para o Feyenoord, segundo classificado, para três pontos, depois do empate 2-2 com o Heerenveen mais cedo no domingo. O Ajax visita o AZ na próxima quarta-feira, 14 de janeiro, para o duelo da 3.ª ronda da KNVB Beker.

