Mais

Eredivisie: Ajax rouba ponto ao campeão PSV graças a Oscar Gloukh (2-2)

Oscar Gloukh, do Ajax, comemora o golo do empate aos 88 minutos
Oscar Gloukh, do Ajax, comemora o golo do empate aos 88 minutosMarcel ter Bals, MTB Photo / Alamy / Profimedia
O atual campeão da Eredivisie, o PSV, ficou amargamente desiludido depois de ter cedido uma vantagem tardia contra o rival Ajax, que levou para casa um ponto após o empate de Oscar Gloukh aos 89 minutos.

Recorde as incidências da partida

O PSV, atual campeão, começou com uma linha defensiva bastante reformulada após a vitória por 5-3 sobre o NEC Nijmegen. Ryan Flamingo e Yarek Gasiorowski voltaram à titularidade e foram ladeados por Sergino Dest e Anass Salah-Eddine, que fez a sua primeira partida como titular pelo PSV.

Avaliação dos jogadores
Avaliação dos jogadoresFlashscore

O treinador do Ajax, John Heitinga, deu ao regressado Kasper Dolberg a sua primeira titularidade da época, bem como ao lateral brasileiro Lucas Rosa, que substituiu Anton Gaaei na lateral direita.

Youri Regeer manteve o seu lugar na equipa titular, mantendo Oscar Gloukh no banco após a sua transferência de 15 milhões de euros do Red Bull Salzburgo. Raul Moro, avaliado em 11 milhões de euros, também ficou no banco, com Oliver Edvardsen a ser escolhido em vez do espanhol pelo terceiro jogo consecutivo.

O jogo, que começou tarde depois de os fogos de artifício dos adeptos da casa terem envolvido o estádio em fumo, viu o PSV ter um início perfeito quando Ismael Saibari cabeceou livremente para abrir o marcador aos sete minutos, a partir de um cruzamento de Ivan Perisic.

Depois de não se ter aproximado da baliza do PSV nos primeiros trinta minutos, o Ajax teve um golpe de sorte quando Oliver Edvardsen foi derrubado dentro da área do PSV por Sergino Dest, que empurrou o extremo norueguês. O penálti foi assinalado e Kenneth Taylor converteu a cobrança para dar à equipa de Amesterdão um golo surpreendente.

O PSV não teve tanta sorte quando Youri Baas fez um desvio na linha de golo após um canto, mas ficou preocupado quando o joelho de Ruben van Bommel cedeu, obrigando o extremo a ser levado para fora do campo aos 40 minutos com uma lesão aparentemente grave.

Ruben van Bommel teve de ser carregado para fora do campo
Ruben van Bommel teve de ser carregado para fora do campoANP, ANP / Alamy / Profimedia

O Ajax, que se concentrou em contra-atacar na primeira parte, podia ter assumido uma vantagem surpreendente à beira do intervalo, mas Kenneth Taylor e Mika Godts não conseguiram finalizar as duas maiores oportunidades do Ajax na primeira parte. Ivan Perisic disparou um foguete à baliza de Vitezslav Jaros pouco depois, mas também viu o seu remate passar ao lado do poste.

A segunda parte começou com várias oportunidades para ambas as equipas. Joey Veerman salvou o PSV dez minutos após o intervalo com um corte em cima da linha num remate de Mika Godts, após o qual Yarek Gasiorowski bloqueou uma oportunidade promissora para o belga.

O PSV tornou-se mais desleixado, dando ao Ajax várias oportunidades para criar um ataque prometedor. Sem um avançado natural - Kasper Dolberg foi retirado ao intervalo para a entrada de Oscar Gloukh.

Últimos 15 minutos tensos

Gloukh esteve muito perto de dar ao Ajax a primeira vantagem do dia, mas o médio criativo viu o seu remate de longe passar perto do poste de Matej Kovar. Pouco depois, o PSV esteve perto de recuperar a liderança, quando Jaros desviou mal um cruzamento e viu a bola quase entrar, mas foi salvo por Gozubuyuk, que assinalou falta de Guus Til sobre Jaros.

Saibari criou uma oportunidade perigosa quando o seu toque de classe para trás ultrapassou os defesas do Ajax, e Ricardo Pepi bloqueou Josip Sutalo, mas o médio marroquino não conseguiu manter a calma e rematou à baliza, mas para fora. Saibari teve uma segunda oportunidade menos de um minuto depois, mas não colocou força suficiente e viu Jaros fazer uma defesa fácil.

O Philips Stadion explodiu aos 81 minutos, quando o PSV retomou a liderança por intermédio de Yarek Gasiorowski, que marcou o segundo golo de cabeça do PSV do dia, depois de ter ficado sem marcação no coração da defesa do Ajax.

John Heitinga entrou a todo o gás na fase final do jogo, fazendo entrar Raul Moro para o lugar de Lucas Rosa, para forçar o empate e foi recompensado pelo seu esforço pouco tempo depois.

Aos 88 minutos, Oscar Gloukh, o super-substituto, finalizou uma bela oportunidade criada por ele próprio e por Kenneth Taylor, que colocou a bola na área do PSV para o médio israelita rematar para o fundo das redes de Kovar.

O PSV ficou desiludido depois de ter cedido uma vantagem tardia contra o Ajax, que ficou a um ponto do PSV e não conseguiu reduzir a distância para o líder Feyenoord.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore