Mais

Eredivisie: Ajax supera dificuldades e vence PEC Zwolle (3-1) após colapso na segunda parte

Mika Godts, do Ajax, marca o 2-0 contra o PEC Zwolle
Mika Godts, do Ajax, marca o 2-0 contra o PEC ZwolleOlaf Kraak / ANP / AFP
O Ajax, gigante da Eredivisie, conseguiu escapar a um grande colapso na segunda parte, ao derrotar o PEC Zwolle por 3-1 e conquistar a terceira vitória consecutiva em casa nesta temporada da Eredivisie.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O treinador do Ajax, John Heitinga, apresentou um onze inicial surpreendente para o jogo em casa contra o PEC Zwolle. Os recém-chegados Oscar Gloukh, Raul Moro e Kasper Dolberg ficaram no banco, em favor de Youri Regeer, Mika Godts e Wout Weghorst.

Josip Sutalo também ficou no banco, já que Ko Itakura estava em condições de ser titular após os jogos internacionais com o Japão. James McConnell, emprestado pelo Liverpool, fez a sua estreia no banco do Ajax.

O Ajax começou o jogo com vontade de atacar e Wout Weghorst teve duas grandes oportunidades para abrir o marcador em Amesterdão, mas Simon Graves bloqueou um remate para baliza aberta e o guarda-redes Tom de Graaff impediu o que parecia ser o melhor frente a frente que Weghorst poderia pedir.

Em vez disso, quem abriu o marcador foi Davy Klaassen, que confirmou o seu apelido de "Mister 1-0" com uma finalização magistral por cima de De Graaff, aos 18 minutos.

Mika Godts aproveitou ao máximo a sua primeira titularidade na Eredivisie nesta nova temporada e foi uma ameaça constante pelo lado esquerdo, onde o ex-jogador da academia do Ajax, Olivier Aertssen, não conseguiu conter o extremo belga. Godts teve várias oportunidades na primeira parte para ampliar a vantagem do Ajax, mas viu uma tentativa passar ao lado do poste e outra sair pela linha de fundo.

Godts, que foi escolhido em vez do pouco apto Raul Moro, ampliou a vantagem da sua equipa aos 37 minutos, com um remate fácil após um passe longo preciso de Kenneth Taylor.

O PEC teve dificuldades para criar algo na primeira parte, com a equipa de Zwolle a registar apenas 37% de posse de bola na Johan Cruyff ArenA.

Ajax em dificuldades após o intervalo

Os papéis inverteram-se após o intervalo, com o Ajax a ter dificuldades para repetir o desempenho impressionante da primeira parte. O PEC, no entanto, não criou muito nos primeiros 20 minutos.

Heitinga viu o Ajax recuar e fez quatro substituições aos 67 minutos, colocando James McConnell, Josip Sutalo, Oscar Gloukh e Oliver Edvardsen nos lugares de Regeer, Itakura, Taylor e Berghuis.

As alterações não surtiram efeito imediato e o PEC Zwolle finalmente reduziu aos 69 minutos, por intermédio de Kaj de Rooij, que aproveitou um mau passe de Josip Sutalo e colocou facilmente a bola para lá de Viteszlav Jaros.

O PEC teve uma grande oportunidade para empatar em Amesterdão, mas Gabriel Reiziger, filho do antigo lateral do Ajax Michael Reiziger, cabeceou a bola rente ao poste de Jaros.

O que foi, sem dúvida, a melhor metade de futebol que o Ajax apresentou esta temporada foi seguida pelo seu pior desempenho de 2025 – os homens de Heitinga fizeram apenas dois remates após o intervalo, até Mika Godts marcar o seu segundo golo do jogo aos 86 minutos, naquela que foi a primeira tentativa enquadrada do Ajax na segunda parte.

A equipa de Amesterdão vai sentir que escapou a um grande colapso na segunda parte contra o PEC Zwolle, já que os anfitriões vão começar a preparar-se para o seu primeiro jogo da Liga dos Campeões da UEFA desde 2022, quando o Inter visitar a Johan Cruyff ArenA na próxima quarta-feira.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore