Recorde as incidências da partida

Com as novas aquisições Oleksandr Zinchenko e Maarten Paes nas bancadas, o Ajax apresentou duas alterações em relação à derrota por 2-1 frente ao Olympiakos, na Liga dos Campeões, na quarta-feira – Oscar Gloukh e Owen Wijndal deram lugar a Rayane Bounida e Lucas Rosa, que se lesionou durante o aquecimento e foi substituído por Jorthy Mokio pouco antes do apito inicial.
Os gigantes de Amesterdão procuravam vingança depois de o Excelsior ter vencido, em novembro, o seu primeiro jogo de sempre em Amesterdão, batendo o Ajax por 2-1 num resultado surpreendente.
Depois de o capitão Davy Klaassen ter desperdiçado a primeira oportunidade do Ajax à passagem do minuto 15, o extremo belga Mika Godts colocou os visitantes em vantagem ao finalizar com classe um brilhante ataque de um só toque, iniciado por Mokio, Klaassen e Bounida.
O jovem Godts voltou a marcar pouco antes do intervalo, dilatando a vantagem do Ajax – após uma interceção, Anton Gaaei entregou a bola a Kasper Dolberg, que, com toda a calma na área, assistiu Godts com um passe de calcanhar. Godts rematou forte, sem hipótese para Stijn van Gassel, fazendo o 2-0.
Uma boa primeira parte foi seguida de uma segunda muito apagada por parte do Ajax, que revelou incapacidade ofensiva para criar oportunidades e viu o Excelsior ganhar ritmo. Apenas Rayane Bounida esteve perto de marcar, com um remate forte que saiu ligeiramente ao lado do poste de Van Gassel.
Os anfitriões aproveitaram a oportunidade a 15 minutos do fim – Miliano Jonathans fez de cabeça o 2-1 para o Excelsior, após uma rápida combinação entre Ferry de Regt e Irakli Yegoian na ala esquerda.
O Excelsior consumou a reviravolta inesperada poucos minutos depois do golo de Jonathans, quando Arthur Zagre escapou à marcação displicente de Anton Gaaei e rematou forte para o fundo da baliza de Vitezslav Jaros, aos 79 minutos.
O Ajax, apático, não conseguiu causar qualquer impacto nos minutos finais, com o Excelsior a dispor da melhor ocasião por intermédio de Noah Naujoks, cujo remate de longe foi defendido com segurança por Jaros.
Pela segunda vez em três jogos da Eredivisie, o Ajax desperdiçou uma preciosa vantagem de dois golos após um colapso na segunda parte, tal como já tinha acontecido no empate 2-2 frente ao Go Ahead Eagles, a 17 de janeiro. Os gigantes de Amesterdão perderam a oportunidade de ultrapassar o Feyenoord na classificação antes do aguardado duelo com o PSV, mais tarde no domingo.
O Excelsior, por sua vez, garantiu o quarto empate consecutivo, num resultado inesperado frente ao Ajax, recordista de títulos. A formação promovida de Roterdão tem agora uma vantagem de 7 pontos sobre o NAC Breda, que ocupa a 16.ª posição.

