Mais

Eredivisie: Edvardsen e Weghorst levam o Ajax à vitória sobre o Willem II (1-2)

Ajax comemora o golo de Wout Weghorst contra o Willem II
Ajax comemora o golo de Wout Weghorst contra o Willem IIANP, ANP / Alamy / Profimedia
O Ajax, líder do campeonato, manteve a vantagem de nove pontos na Eredivisie, depois de conseguir uma reviravolta na segunda parte da partida contra o Willem II, 16.º classificado.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Com o PSV a vencer o jogo de sábado à noite contra o Almere City (5-0), o Ajax sabia que só uma vitória permitiria à equipa de Amesterdão manter a vantagem de 9 pontos a cinco jornadas do fim.

O capitão Jordan Henderson, o lateral-direito Anton Gaaei e o avançado Brian Brobbey voltaram a ser titulares na equipa do treinador Francesco Farioli, que procura aproximar-se do 37.º título. O Ajax é a equipa com melhor desempenho em 2025 e defrontou o Willem II, que somou apenas dois pontos desde o início do ano, com o pior desempenho desta época.

Depois de ter sofrido um golo no início da semana passada contra o NAC Breda, Farioli mandou a sua equipa para o campo com o objetivo de manter o pé no acelerador desde o primeiro segundo. Isso resultou em algumas ocasiões iniciais para os visitantes.

Depois de um aparente toque de mão do Willem II não ter sido punido, a equipa da casa criou uma rara oportunidade e assumiu uma surpreendente vantagem quando Emilio Kehrer recebeu a bola de Jeremy Bokila e bateu Matheus, ex-SC Braga aos 41 minutos.

Sabendo que tinha uma luta pela frente, o Ajax aumentou a pressão na segunda parte, mas não conseguiu pôr verdadeiramente em perigo a vantagem do Willem II - apenas 20% dos 44 cruzamentos do Ajax encontraram com sucesso um colega de equipa.

Brian Brobbey voltou a não causar grande impressão, o que levou Farioli a dar mais 30 minutos a Wout Weghorst, que substituiu Brobbey e Bertrand Traore por Steven Berghuis. O técnico italiano sublinhou as suas intenções ofensivas quando Jorrel Hato também saiu, dez minutos depois, e foi substituído pelo extremo Oliver Edvardsen, entregando as tarefas mais defensivas do lado esquerdo ao médio Kenneth Taylor.

As mudanças mudaram o rumo da partida para o Ajax, com Oliver Edvardsen a marcar o golo do empate cinco minutos depois de ter entrado em campo, finalizando de forma magistral um cruzamento de Steven Berghuis.

Wout Weghorst deu ao Ajax a sua primeira vantagem aos 78 minutos, rematando calmamente a bola contra Thomas Didillon-Hodl. O golo foi o 21.º do Ajax marcado por um suplente esta época, um novo recorde na Eredivisie.

Um pequeno susto durante os descontos viu o Willem II quase conseguir um penálti, quando Kian Fitz-Jim e Kehrer se enroscaram na área do Ajax, mas tanto o árbitro Marc Nagtegaal como o VAR Alex Bos recusaram-se a assinalar a falta.

Depois de 29 remates, 11 cantos e 69 toques dentro da área adversária, o Ajax fechou o resultado e conquistou a 23.ª vitória da época. A equipa de Amesterdão mantém a vantagem de 9 pontos na liderança do campeonato, enquanto o Willem II volta a não conseguir vencer um jogo da Eredivisie.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore