Após 26 semanas de futebol da Eredivisie, é seguro concluir que o Ajax e o PSV estão envolvidos numa batalha titânica.
O atual campeão PSV começou a sua campanha de forma inspirada, vencendo os primeiros 10 jogos consecutivos no campeonato. Uma derrota para o rival Ajax, em outubro, deixou os gigantes de Amesterdão a quatro pontos de distância, mas não distraiu os líderes do campeonato, pois o PSV venceria os quatro jogos seguintes.

A época piorou depois da derrota por 1-0 no terreno do Heerenveen de Robin van Persie, a 1 de dezembro. A derrota na Frísia deu cabo da equipa de Peter Bosz, que venceu apenas dois dos sete jogos seguintes na Eredivisie. A próxima vez que o PSV venceria dois jogos consecutivos na liga seria nas semanas 25 e 26, quando o Heerenveen (2-1) e o RKC Waalwijk (3-0) foram derrotados.
Entretanto, o Ajax tentava sair do buraco em que tinha caído. Duas épocas desastrosas após a saída de Erik ten Hag viram o Ajax regredir profundamente e quase perder o acesso ao futebol europeu após a época de 2023-24.
No entanto, sob a orientação do treinador italiano Francesco Farioli, os recordistas neerlandeses recuperaram com uma rapidez espantosa. Uma época que começou com os jogos de qualificação para a Liga Europa em julho não teve um grande arranque, com duas vitórias nos primeiros quatro jogos do campeonato, mas que recuperou o fôlego logo a seguir.

Depois do empate 1-1 com o Go Ahead Eagles, o Ajax ganhou seis jogos consecutivos, incluindo jogos contra o arquinimigo Feyenoord e o rival PSV. A uma pequena fase difícil no início de dezembro, em que o Ajax perdeu pontos em jogos consecutivos pela primeira vez na Eredivisie, seguiu-se uma série de 10 vitórias - a mais longa série de vitórias em sete anos.
A forma desenfreada levou o PSV a ficar a 8 pontos de distância antes do jogo da semana 26. No entanto, o Ajax empatou com o AZ em casa e viu a sua vantagem ser reduzida para 6 pontos. Com um jogo de grande importância na corrida pelo título a seguir, a corrida pelo título está prestes a pegar fogo.
Será que o Ajax vai conquistar o seu 37.º título da Eredivisie? Ou será que o PSV vai conquistar o 26.º?
Vamos ver em que pé estão as coisas e o calendário dos candidatos ao título.

O que falta a Ajax e PSV
27.ª jornada
Domingo, 30 de março: PSV - Ajax
O primeiro jogo do sprint final dos candidatos à meta será uma luta direta
Os dois gigantes neerlandeses foram ambos recentemente eliminados das respectivas competições europeias, depois de terem sido eliminados pelo Eintracht Frankfurt e pelo Arsenal, o que faz com que a liga seja a maior e única prioridade de ambas as equipas.
O PSV dominou os últimos jogos entre os dois gigantes, vencendo seis encontros consecutivos em 2022 e 2023. O Ajax quebrou a série de vitórias do seu adversário no derby durante o último encontro, em outubro de 2024, ao vencer o PSV por 3-2 numa batalha espetacular.
Com uma vitória, o Ajax aumentará a sua vantagem para 9 pontos e conquistará quase de certeza o título. O PSV, no entanto, pode chegar a 3 pontos do Ajax e deixar a corrida pelo título totalmente aberta.
28.ª jornada
Sábado, 5 de abril: FC Groningen - PSV
O PSV defronta o nono classificado FC Groningen - apelidado de Orgulho do Norte - num bom momento para a equipa da casa. No momento em que escrevo, o Groningen ganhou três dos últimos quatro jogos da Eredivisie. Por outro lado, o PSV não conseguiu vencer em quatro dos últimos cinco jogos fora de casa na Eredivisie.
Domingo, 6 de abril: Ajax - NAC Breda
Um dia depois do jogo do PSV no norte dos Países Baixos, o Ajax receberá o NAC Breda, 12.º classificado, na Johan Cruyff ArenA. O NAC foi o autor da primeira derrota ao Ajax esta época, quando o capitão Jan Van den Bergh marcou de cabeça o golo da vitória aos 90+1 minutos. No entanto, a equipa de Breda ganhou apenas um dos seus últimos 11 jogos até 25 de março.
29.ª jornada
Sábado, 12 de abril: PSV - Almere City
O PSV recebe o lanterna Almere City antes de gozar uma semana de folga. O PSV goleou o Almere City por 7-1 no seu próprio quintal, em agosto, e vai tentar obter outra vitória contra o pior desempenho desta época em jogos fora de casa.
Domingo, 13 de abril: Willem II - Ajax
O Willem II abriu a temporada com força, terminando a primeira metade da temporada no calor da luta por uma vaga nos play-offs. No entanto, o Willem II regrediu muito em 2025 e está na luta contra a despromoção. O Willem II não venceu nenhum dos seus primeiros nove jogos da Eredivisie de 2025 e precisará de um pequeno milagre para vencer a equipa que só derrotou duas vezes desde 2008.
30.ª jornada
Quinta-feira, 24 de abril: FC Twente - PSV
Um dos adversários mais difíceis do PSV no papel, o FC Twente, vai tentar vencer o PSV apenas pela segunda vez desde 2013. O Grolsch Veste pode ser um estádio intimidante para jogar, mas a equipa da casa terá de melhorar contra um grande adversário. O FC Twente apenas venceu um dos seus sete encontros com equipas do top 7 da Eredivisie esta época.
Domingo, 27 de abril: Ajax - Sparta de Roterdão
O regresso do impopular treinador Maurice Steijn à Johan Cruyff ArenA acontece numa altura em que ambos estão envolvidos em importantes batalhas. O Sparta luta contra a despromoção, enquanto o Ajax tenta conquistar o título se os resultados forem favoráveis nas semanas que antecedem o jogo com o Sparta.
O Sparta venceu o Ajax pela última vez em 2009 e conquistou os seus únicos pontos nos últimos 30 anos em Amesterdão nesse mesmo ano.
31.ª jornada
Sábado, 20 de abril: FC Utrecht - Ajax
Antecipado para ajudar as forças policiais e de segurança, FC Utrecht e Ajax disputarão um dos dois únicos jogos do fim de semana. O FC Utrecht é há muito tempo a equipa mais perigosa do Ajax e empatou com a equipa de Amesterdão no início da época, mas entrou numa fase de declínio com apenas quatro vitórias em 14 jogos da Eredivisie entre dezembro e abril.
Sábado, 3 de maio: PSV - Fortuna Sittard
O PSV só perdeu uma vez para o Fortuna Sittard desde 1995, e essa derrota nem sequer aconteceu no século XXI. Desde que o Fortuna conquistou a promoção para a Eredivisie em 2018, o PSV venceu 11 dos 13 encontros com a equipa do sul da Holanda. O Fortuna luta pelo futebol europeu, mas só ganhou 2 dos seus 9 jogos da Eredivisie em 2025.
32.ª jornada
Domingo, 11 de maio: Feyenoord - PSV
O PSV vai enfrentar o seu maior obstáculo depois do jogo com o Ajax, apenas uma semana antes do último jogo da época. O Feyenoord trouxe o ícone do clube Robin van Persie a meio da época e injectou a tão necessária vida na equipa. Van Persie conseguiu a sua primeira vitória na Eredivisie como treinador do Feyenoord mesmo antes da pausa internacional, quando o FC Twente foi goleado por 6-2 em Enschede.
O PSV e o Feyenoord já se defrontaram em três ocasiões esta época - o Feyenoord venceu o PSV na Supertaça Johan Cruyff após grandes penalidades, mas não conseguiu repetir o sucesso no campeonato e na Taça KNVB com derrotas por 3-0 e 2-0. No entanto, o PSV só venceu em De Kuip duas vezes desde 2018. Será que este dérbi será o último punhal na corrida pelo título?
Domingo, 11 de maio: Ajax - NEC Nijmegen
O Ajax vai saber o que o PSV fez ao Feyenoord antes de defrontar o NEC Nijmegen, a equipa com quem não perde desde 2005. O NEC pode despedir-se do treinador Rogier Meijer uma semana depois do jogo em Amesterdão e vai querer despedir-se dele com uma boa época. A equipa de Nijmegen está a lutar por um lugar no "play-off" de acesso ao futebol europeu - uma vitória surpreendente em Amesterdão irá certamente ajudar a sua causa.
33.ª jornada
Quarta-feira, 14 de maio: FC Groningen - Ajax
Nas duas últimas semanas da temporada, os nove jogos são tradicionalmente disputados em simultâneo. O Ajax viaja até Groningen para enfrentar a equipa que lhe dificultou a vida no início da temporada. O 36 vezes campeão precisou de dois golos aos 90 minutos, marcados por Wout Weghorst e Davy Klaassen, para vencer o Groningen por 3-1 em Amesterdão.
Já o Groningen só venceu o Ajax duas vezes nos últimos 13 anos. No entanto, no momento em que este artigo é escrito, o FC Groningen continua invicto em casa desde 1 de novembro de 2024. O Ajax terá de se esforçar para vencer no "Inferno Verde".
Quarta-feira, 14 de maio: PSV - Heracles Almelo
O Heracles Almelo tem-se revelado uma equipa difícil de quebrar por vezes, mas o candidato à despromoção terá de invocar poderes superiores para tentar vencer o atual campeão da Eredivisie - o Heracles só venceu o PSV uma vez nos últimos 60(!) anos. O PSV também pode estar a lutar pelo título, quando falta apenas um jogo.
34.ª jornada
Domingo, 18 de maio: Ajax - FC Twente
A última vez que o Ajax recebeu o FC Twente na última jornada da época da Eredivisie, a equipa de Amesterdão obteve uma das suas vitórias mais famosas na história da Eredivisie ao bater o rival direto pelo título, o FC Twente, por 3-1, em 15 de maio de 2011. Esta vitória pôs fim a uma espera de 7 anos pelo 30.º título do Ajax e pela terceira estrela no seu equipamento.
Será que a história se vai repetir a 18 de maio? Um sinal positivo para o Ajax é o facto de o FC Twente só ter vencido em Amesterdão uma vez desde 2005. No entanto, é possível que o FC Twente ainda esteja a lutar pelo terceiro lugar, o último da Liga dos Campeões.
Domingo, 18 de maio: Sparta de Roterdão - PSV
O último obstáculo do PSV será o Sparta, candidato à despromoção. A equipa de Eindhoven venceu os últimos cinco encontros consecutivos com o Sparta e perdeu pela última vez para o Sparta em 2016. O Sparta não vence o PSV em casa na Eredivisie desde novembro de 2001, e dos seus cinco jogos em casa contra equipas dos 7 primeiros classificados esta época, apenas o jogo contra o Feyenoord lhe valeu um ponto.
A luta entre o Ajax e o PSV pode ir até ao fim. Quem levará para casa o título da Eredivisie?