O Ajax está sem treinador desde que John Heitinga foi despedido a 6 de novembro, após uma série de maus resultados e um início de época igualmente negativo em todas as competições. O interino Fred Grim tem assumido o comando desde então.
Segundo o jornal sueco Expressen, o Ajax entrou em contacto com o antigo treinador do Malmo FF, Henrik Rydstrom, na sua busca por um novo treinador. Rydstrom conduziu o Malmo à conquista de dois títulos de Liga e de uma Taça da Suécia, antes de ser despedido na terceira temporada, após uma campanha dececionante – os campeões ocupavam o sexto lugar – e uma dolorosa derrota caseira frente ao Ludogorets na Liga Europa.
"Várias fontes" confirmaram ao jornal sueco que o Ajax contactou Rydstrom, que revelou em novembro que já tinha sido abordado por vários clubes.
"Pode-se dizer que muita coisa está a acontecer. Talvez seja por isso que estou tranquilo. Existem muitas opções. Agora trata-se mais de escolher a opção certa. Naturalmente, essa equação inclui garantir que funciona para a família", disse Rydstrom a outra publicação sueca, o Dagens Nyheter.
O Ajax caiu nas classificações tanto da Eredivisie como da Liga dos Campeões, descendo para o quinto lugar no campeonato nacional e perdendo todos os cinco jogos da liga milionária, ficando assim no fundo da tabela.

