Antes de Rodrigo Guth marcar o golo do empate (2-2), o Fortuna jogou durante um curto período de tempo com 12 jogadores em campo, facto que foi notado e rapidamente assinalado pelo treinador do Heerenveen, segundo a imprensa neerlandesa.
Tudo começou aos 88 minutos, quando o treinador do Fortuna, Danny Buijs, fez duas alterações, colocando Owen Johnson e Darijo Grujcic no lugar de Ryan Fosso e Jasper Dahlhaus. No entanto, Dahlhaus não saiu de campo e o Fortuna continuou a jogar com 12 jogadores. O árbitro só se apercebeu do erro mais tarde.
Dahlhaus foi então substituído e o jogo continuou normalmente. Poucos segundos depois do erro, um pontapé de canto levou ao golo de Guth, que fez o resultado final de 2-2.
Van Persie estava visivelmente furioso no final do jogo, afirmando que a situação era "inimaginável" e que nunca tinha visto um incidente assim antes. Embora tenha admitido que não sabia se o momento tinha tido um impacto direto no jogo, sublinhou que jogar "12 contra 11" não era aceitável.
Van Persie disse ainda que a sua equipa devia ter defendido melhor nessa altura, mas o erro não pode ser ignorado. O jogador disse que, embora não pretenda fazer alarde sobre o assunto, será um momento difícil de digerir.