Jordi Cruyff, filho da lenda do Ajax Johan Cruyff, foi rapidamente apontado como um dos principais alvos do clube após Alex Kroes anunciar a sua decisão de abandonar o cargo de diretor técnico. Cruyff terá concorrido com o antigo lateral-esquerdo Maxwell e com o ex-diretor do Liverpool, Michael Edwards.
Numa fotografia divulgada pelo De Telegraaf, Jordi Cruyff aparece sentado à mesa com o diretor-geral do Ajax, Menno Geelen, o diretor de futebol Marijn Beuker e o seu agente Soufian Asafiati, num hotel em Barcelona, cidade onde Cruyff reside.
Questionado sobre a fotografia pelo De Telegraaf, Menno Geelen confirmou que estão a trabalhar na contratação de um novo diretor técnico: "É verdade que estamos a desenvolver projetos importantes. Comentaremos quando houver novidades a comunicar. Para já, não é o caso."
Cruyff também preferiu não comentar, afirmando, "Não é o momento para dizer nada."
Jordi Cruyff jogou nas camadas jovens do Ajax antes de se estrear como profissional no Barcelona, em 1994. Após terminar a carreira de jogador, Cruyff tornou-se diretor técnico no AEK Larnaca, Maccabi Telavive e Barcelona. Atualmente, é conselheiro técnico da seleção nacional da Indonésia.
Prioridade máxima
O Ajax procura um novo diretor técnico desde que Alex Kroes anunciou a sua saída. Kroes assumiu a responsabilidade pela situação atual do Ajax, que despediu o treinador John Heitinga ao fim de apenas cinco meses no comando dos gigantes de Amesterdão. Os restantes membros da direção convenceram Kroes a permanecer até que fosse encontrado um substituto.

Edwin van der Sar contratou o antigo dirigente do Go Ahead Eagles para o Ajax, com início de funções previsto para março de 2024. No entanto, a 2 de abril, foi anunciado que Kroes tinha sido suspenso com vista ao despedimento, depois de o Conselho de Supervisão do clube ter descoberto que ele adquiriu ações do clube no valor de até 190 mil euros uma semana antes de iniciar funções.
O Ajax e Kroes chegaram a um acordo que permitiu ao funcionário permanecer no clube, mas não como diretor-geral. Em vez disso, passaria a exercer funções como diretor técnico. Pouco depois do anúncio de Kroes, Menno Geelen confirmou na reunião anual de acionistas do clube que a prioridade da direção era encontrar um novo diretor técnico, antes de procurar um novo treinador.
O Ajax tentou inicialmente o regresso do antigo diretor técnico Marc Overmars, mas este recusou, afirmando que a sua passagem pelo Ajax era "um capítulo encerrado".
