Jordi Cruyff em conversações para o cargo de diretor técnico do Ajax

Jordi Cruyff (E) em conversações com os diretores do Ajax Marijn Beuker (2.º E) e Menno Geelen (D)
Jordi Cruyff (E) em conversações com os diretores do Ajax Marijn Beuker (2.º E) e Menno Geelen (D)De Telegraaf

Uma fotografia divulgada pelo jornal neerlandês De Telegraaf revelou que o Ajax está ativamente envolvido em negociações com Jordi Cruyff para ocupar o cargo de diretor técnico no clube de Amesterdão.

Jordi Cruyff, filho da lenda do Ajax Johan Cruyff, foi rapidamente apontado como um dos principais alvos do clube após Alex Kroes anunciar a sua decisão de abandonar o cargo de diretor técnico. Cruyff terá concorrido com o antigo lateral-esquerdo Maxwell e com o ex-diretor do Liverpool, Michael Edwards.

Numa fotografia divulgada pelo De Telegraaf, Jordi Cruyff aparece sentado à mesa com o diretor-geral do Ajax, Menno Geelen, o diretor de futebol Marijn Beuker e o seu agente Soufian Asafiati, num hotel em Barcelona, cidade onde Cruyff reside.

Questionado sobre a fotografia pelo De Telegraaf, Menno Geelen confirmou que estão a trabalhar na contratação de um novo diretor técnico: "É verdade que estamos a desenvolver projetos importantes. Comentaremos quando houver novidades a comunicar. Para já, não é o caso."

Cruyff também preferiu não comentar, afirmando, "Não é o momento para dizer nada."

Jordi Cruyff jogou nas camadas jovens do Ajax antes de se estrear como profissional no Barcelona, em 1994. Após terminar a carreira de jogador, Cruyff tornou-se diretor técnico no AEK Larnaca, Maccabi Telavive e Barcelona. Atualmente, é conselheiro técnico da seleção nacional da Indonésia.

Prioridade máxima

O Ajax procura um novo diretor técnico desde que Alex Kroes anunciou a sua saída. Kroes assumiu a responsabilidade pela situação atual do Ajax, que despediu o treinador John Heitinga ao fim de apenas cinco meses no comando dos gigantes de Amesterdão. Os restantes membros da direção convenceram Kroes a permanecer até que fosse encontrado um substituto.

Da esquerda para a direita: Diretor de Futebol do Ajax Marijn Beuker, CEO Menno Geelen e diretor técnico Alex Kroes
Da esquerda para a direita: Diretor de Futebol do Ajax Marijn Beuker, CEO Menno Geelen e diretor técnico Alex KroesČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

Edwin van der Sar contratou o antigo dirigente do Go Ahead Eagles para o Ajax, com início de funções previsto para março de 2024. No entanto, a 2 de abril, foi anunciado que Kroes tinha sido suspenso com vista ao despedimento, depois de o Conselho de Supervisão do clube ter descoberto que ele adquiriu ações do clube no valor de até 190 mil euros uma semana antes de iniciar funções.

O Ajax e Kroes chegaram a um acordo que permitiu ao funcionário permanecer no clube, mas não como diretor-geral. Em vez disso, passaria a exercer funções como diretor técnico. Pouco depois do anúncio de Kroes, Menno Geelen confirmou na reunião anual de acionistas do clube que a prioridade da direção era encontrar um novo diretor técnico, antes de procurar um novo treinador.

O Ajax tentou inicialmente o regresso do antigo diretor técnico Marc Overmars, mas este recusou, afirmando que a sua passagem pelo Ajax era "um capítulo encerrado".