Zinchenko, 31 anos, deixa o Arsenal três anos e meio depois de ter chegado proveniente do Manchester City, numa transferência de 30 milhões de euros. Desde 2022, Zinchenko realizou 91 jogos pelo Arsenal, tendo marcado três golos nesse período.
O internacional ucraniano, com 75 internacionalizações, passou os últimos seis meses emprestado ao Nottingham Forest, em que participou apenas em cinco partidas da Premier League.
Em Amesterdão, Zinchenko assinou um contrato de seis meses, permitindo ao diretor técnico Jordi Cruyff, que inicia funções a 1 de fevereiro, avaliar o valor do lateral-esquerdo e rever as finanças do clube no verão.
Num comunicado do clube, o diretor de futebol Marijn Beuker deu as boas-vindas a Zinchenko e destacou a sua experiência como um trunfo importante.
"Com o Oleksandr, estamos a receber um jogador experiente que nos oferece imediatamente mais qualidade na luta pelo acesso à Liga dos Campeões. Como lateral-esquerdo, é forte taticamente, garante estabilidade defensiva e encaixa perfeitamente na nossa forma de jogar", afirmou Beuker: "O Oleksandr já demonstrou na Premier League que, além das suas capacidades defensivas, pode desempenhar um papel importante na construção de jogo e na quebra de linhas. Por isso, estamos muito satisfeitos por contar com o seu contributo no nosso plantel, pelo menos até ao verão."
A Eredivisie não é novidade para Zinchenko, que esteve emprestado ao PSV na época 2016/17, tendo disputado 17 jogos em todas as competições.
O Ajax ocupa atualmente o quarto lugar na Eredivisie, estando a um ponto do Feyenoord, que é segundo, e a 18 pontos do líder PSV.
