Ten Hag estava sem clube desde que foi despedido apenas quatro jogos após iniciar funções como treinador do Bayer Leverkusen em setembro. O antigo técnico do Manchester United era o principal candidato para suceder John Heitinga no Ajax, mas recusou o convite.
No Twente, Ten Hag vai suceder a Jan Streuer, de 77 anos, que se vai reformar no final da época 2025/26. Ten Hag vai participar nas atividades futebolísticas do clube antes de assumir oficialmente o cargo de diretor técnico a 1 de julho de 2026.
Ten Hag cresceu em Haaksbergen, uma localidade vizinha da cidade natal do FC Twente, Enschedé, e regressa ao clube onde jogou durante 13 temporadas nas camadas jovens e três como treinador adjunto.
"Acho maravilhoso e especial regressar ao Twente, clube do qual sou adepto desde criança e onde costumava visitar o Het Diekman (antigo estádio do Twente). Foi aqui que começou a minha carreira como jogador e treinador," afirmou Ten Hag no site do clube.
"Com a minha experiência no desenvolvimento de jovens, construção de equipas e cultura de desporto de alto rendimento, quero trabalhar com o Conselho de Supervisão, direção e equipa técnica para reforçar a base técnica do Twente, permitindo que o clube concretize de forma sustentável o seu potencial como referência regional", acrescentou.
Carreira de altos e baixos
Ten Hag, de 56 anos, iniciou a carreira de treinador no Go Ahead Eagles em 2012, seguindo depois para a Alemanha, onde orientou a equipa de reservas do Bayern Munique.
O Utrecht trouxe Ten Hag de volta aos Países Baixos, antes de o Ajax o contratar em dezembro de 2017. Ao serviço do gigante de Amesterdão, Ten Hag viveu os melhores momentos da carreira, conquistando a Liga por três vezes, a Taça dos Países Baixos em duas ocasiões, a Supertaça dos Países Baixos uma vez e, de forma memorável, atingiu as meias-finais da Liga dos Campeões na época 2018/19.
Ten Hag aceitou o desafio do Manchester United em maio de 2022, conquistando a Taça da Liga e a Taça de Inglaterra em temporadas consecutivas, antes de ser despedido em outubro de 2024.
O Twente, campeão da Eredivisie por uma vez, ocupa atualmente o sétimo lugar na Liga. O clube não conseguiu garantir a qualificação para as competições europeias, depois de perder a final dos play-offs neerlandeses por 3-2 frente ao AZ.
