Mais

Oficial: Oscar Gloukh é reforço do Ajax

Oscar Gloukh vai vestir a camisola 10 do Ajax
Oscar Gloukh vai vestir a camisola 10 do AjaxAFC Ajax

O Ajax anunciou a chegada de Oscar Gloukh, antigo médio do Red Bull Salzburgo.

O Ajax paga uma taxa fixa de 14,75 milhões de euros por Gloukh. O montante total da transferência poderá ascender a 17,25 milhões de euros, através de bónus.

O médio israelita assinou um contrato de cinco anos em Amesterdão.

Gloukh, de 21 anos, chegou ao Red Bull Salzburgo em 2023, oriundo do Maccabi Tel Aviv, e brilhou nas suas duas últimas temporadas na Áustria, marcando 17 golos e 17 assistências em 55 jogos pelo 17.º campeão da Bundesliga austríaca.

O Ajax bateu vários clubes na corrida para contratar Gloukh. Como as negociações entre o gigante de Amesterdão e o Red Bull Salzburgo demoraram mais, clubes como RB Leipzig, Estugarda e AS Roma ameaçaram atrapalhar o negócio.

Coração criativo

De acordo com o pai de Gloukh, a Roma ofereceu-lhe duas vezes e meia o salário que o Ajax oferecia ao médio, mas Gloukh escolheu o Ajax.

"Ele tinha o sonho de ir para lá e esse sonho tornou-se realidade", disse o pai de Gloukh à estação de rádio 5 On Air.

Em Amesterdão, Gloukh vai jogar com a camisola número 10, usada pela última vez por Chuba Akpom e, antes disso, pelo ícone do clube Dusan Tadic. Gloukh junta-se a um meio-campo sem grande criatividade - algo que a jovem estrela foi contratada para proporcionar.

Gloukh junta-se a um meio-campo composto por Steven Berghuis, Davy Klaassen, Kenneth Taylor e o jovem Jorthy Mokio, que parece preparado para competir por um lugar a titular após a saída de Jordan Henderson.

Os números de Oscar Gloukh
Os números de Oscar GloukhFlashscore

Mais transferências do Ajax?

No entanto, o Ajax pode não ter terminado no mercado de transferências. Fontes neerlandesas especulam que o Ajax ainda procura um novo médio defensivo e também quer contratar um lateral-esquerdo, já que Jorrel Hato deve juntar-se ao Chelsea, numa transferência de 43 milhões de euros.

O Ajax perdeu a oportunidade de conquistar o seu primeiro título da Eredivisie desde 2022 na época passada, depois de o clube de Amesterdão desperdiçar uma vantagem de dois dígitos nas últimas semanas da temporada, permitindo que o rival PSV conquistasse o segundo título consecutivo da liga.

O Ajax abre a nova época da Eredivisie no domingo, 10 de agosto, com um jogo em casa contra o Telstar.