Países Baixos: Ministério Público pede três anos de prisão para o internacional neerlandês Romeo Castelen

Romeo Castelen durante a sua apresentação como jogador do Hamburgo em 2007
Romeo Castelen durante a sua apresentação como jogador do Hamburgo em 2007SEBASTIAN WIDMANN / DPA / dpa Picture-Alliance via AFP / Profimedia

O Ministério Público dos Países Baixos pediu uma pena de três anos de prisão para o antigo internacional neerlandês Romeo Castelen por branqueamento de capitais.

Castelen, de 42 anos, foi apanhado no Aeroporto de Schiphol em 2019 com 140.000 euros na mala, dinheiro que afirmou ter ganho em casinos e com a venda de relógios. O Ministério Público acredita que Castelen terá branqueado o dinheiro com a ajuda do diretor técnico do clube chinês Zhejiang Yiteng, onde jogou em 2017.

Castelen afirma que recebeu o dinheiro como bónus por ter salvo o clube da descida de divisão, enquanto o advogado referiu que é "normal" o seu cliente andar com milhares de euros em dinheiro, depois de ter ganho milhões ao longo dos seus 18 anos de carreira. Alegadamente, Castelen levava os 140.000 euros para a China para comprar um relógio.

Romeo Castelen (em baixo, 2.º a contar da direita) antes do particular dos Países Baixos frente à Itália em novembro de 2005
Romeo Castelen (em baixo, 2.º a contar da direita) antes do particular dos Países Baixos frente à Itália em novembro de 2005MAARTJE BLIJDENSTEIN / AFP / AFP / Profimedia

O antigo extremo do Feyenoord e do Hamburgo viu ser-lhe pedida uma pena de três anos de prisão pelo Ministério Público, enquanto o alegado cúmplice Owen B., que tinha contratos falsos com o Zhejiang Yiteng para supostamente provar o seu trabalho como olheiro, enfrenta um pedido de pena de 18 meses.

Acredita-se que os contratos falsos de B. foram o instrumento utilizado por Castelen e pelo diretor técnico do Zhejiang Yiteng para branquear o dinheiro.

Romeo Castelen estreou-se como profissional em 2001 pelo ADO Den Hag e transferiu-se para o Feyenoord em 2004, ano em que também se estreou pela seleção neerlandesa. Castelen terminou a carreira em 2018, depois de ter disputado 10 jogos pelos Países Baixos e de ter representado o HSV, o Nizhni Novgorod, o RKC Waalwijk, o Western Sydney Wanderers, o Suwon Samsung Bluewings, o Zhejiang Yiteng e o VVV-Venlo.