Resoluções de Ano Novo da Eredivisie: Ajax precisa de estabilidade, o Feyenoord em saldos

Kenneth Taylor, do Ajax, parece perturbado após o empate a 2-2 com o NEC
Kenneth Taylor, do Ajax, parece perturbado após o empate a 2-2 com o NECimages/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia

Com o novo ano à porta, chegou a altura de as 18 equipas da Eredivisie refletirem sobre 2025 e identificarem o que devem melhorar em 2026.

O Flashscore ajuda as equipas da Eredivisie a fazer o seu caminho, listando duas resoluções de Ano Novo para cada uma das 18 equipas da primeira divisão neerlandesa.

Ajax: Estabilizar e restaurar a defesa

O Ajax não tem sido estável desde que Erik ten Hag deixou o clube em 2022, nem ganhou qualquer troféu. Os títulos continuam longe da vista para 2026, com o PSV a possuir uma vantagem de 16 pontos sobre os rivais de Amesterdão a meio do campeonato.

No entanto, Jordi Cruyff, filho de Johan Cruyff, está a caminho de Amesterdão para assumir o cargo de diretor técnico. A sua primeira tarefa será criar estabilidade e encontrar um novo treinador. A segunda: trabalhar na reconstrução da equipa, começando pela retaguarda.

Os 22 golos sofridos fazem desta a segunda pior primeira metade de época desde 2012, apenas atrás da desastrosa campanha de 2023/24 (32). O antigo defesa do Arsenal, Takehiro Tomiyasu, já se juntou ao Ajax, mas são necessários mais reforços defensivos para revigorar esta defesa pouco sólida.

AZ: Bom investimento em Parrott e ritmo de jogo na Europa

2025 foi um ano de sucesso para o AZ, mas, individualmente, foi um ano excelente para os seus jogadores. Kees Smit, por exemplo, está na sua época de afirmação depois de um triunfo no Campeonato da Europa de Sub-19 com os Países Baixos, ou Troy Parrott, que se tornou o herói da República da Irlanda com um golo extremamente tardio contra a Hungria.

Parrott chegou no verão de 2024 e tem sido um excelente avançado para o AZ, tendo mesmo começado esta época com 10 golos nos primeiros sete jogos. O momento de investir na sensação irlandesa, que atualmente está avaliada em 21,3 milhões de euros no Flashscore, é este ano, especialmente com Mexx Meerdink e o recém-chegado Jizz Hornkamp no plantel também.

O AZ prefere manter Parrott por perto, pelo menos por enquanto, já que a viagem europeia ainda está em andamento. O clube de Alkmaar qualificou-se para a fase a eliminar da Liga Conferência e, com a concorrência não muito forte, será bom recuperar o ritmo depois de um final amargo em 2025, que terminou com apenas três vitórias nos últimos 10 jogos.

Excelsior: Encontrar um avançado goleador e continuar a tentar

O Excelsior regressou à Eredivisie depois de terminar em segundo lugar na Keuken Kampioen Divisie (segunda divisão), e é justo dizer que a equipa de Roterdão superou as expectativas até agora.

Em novembro, o Excelsior conseguiu uma histórica primeira vitória fora de casa contra o Ajax, a primeira de três nos últimos quatro jogos do ano. A invencibilidade em dois dos últimos seis jogos levou o clube a um bom 12.º lugar, apesar dos problemas com os avançados.

Szymon Wlodarczyk, Nesto Groen, Jerroldino Bergraaf e Mike van Duinen marcaram apenas três golos até agora. Dois a menos do que o médio Noah Naujoks, cujos cinco golos representam quase um terço do total do Excelsior nos primeiros 16 jogos.

Feyenoord: Encontrar o onze ideal e limpar o plantel

O que começou como um ano feliz para o Feyenoord e Robin van Persie terminou com uma péssima sequência de resultados, com sete derrotas nos últimos dez jogos em todas as competições.

O que foi ainda mais surpreendente foi o facto de Van Persie repetido o onze nos últimos 12 jogos. Por vezes devido a lesões, mas sobretudo porque muda os titulares como se fosse determinado por uma roda de bingo. Encontrar a equipa ideal será fundamental para Van Persie dar a volta à sua sorte e salvar o emprego.

A recente série de resultados do Feyenoord
A recente série de resultados do FeyenoordFlashscore

Isso também ajudará o diretor técnico Dennis te Kloese a limpar o um plantel superpopulado. Até agora, Van Persie utilizou 27 jogadores em todas as competições, sendo que outros oito entraram na lista de convocados sem jogar um minuto sequer. Jakub Moder, Thomas Beelen e Gernot Trauner também teriam jogado se não estivessem lesionados, e nove jogadores devem regressar de empréstimos em julho. 

Fortuna Sittard: Resolver a situação de Alen Halilovic e chegar aos play-offs

Depois de, no início do ano, o Fortuna Sittard ter pensado que os play-offs de qualificação europeia estavam à vista, os sonhos dos adeptos foram desfeitos quando o clube anunciou que não estava inscrito nas competições da UEFA e que, por isso, não iria disputar essa fase. É altura de se inscrever, pois o Fortuna está a dois pontos do oitavo lugar.

Outra situação que precisa ser resolvida é a de Alen Halilovic. O médio croata afundou durante toda a temporada, depois de ter sido titular nas duas últimas temporadas. As lesões fizeram com que a antiga jovem promessa desaparecesse dos holofotes e, como o seu contrato termina no próximo verão, é hora de seguir em frente.

Go Ahead Eagles: Redescobrir a identidade e aproveitar a Europa

Doze meses fazem toda a diferença no futebol. O Go Ahead Eagles campeão em título depois de vencer a Taça dos Países Baixos pela primeira vez na história do clube em maio, mas, desde então, o clube caiu para um mísero 13.º lugar no campeonato. A saída do treinador Paul Simonis não ajudou, mas depois de vencer o Aston Villa na Liga Europa, ficou claro que esta equipa sabe como jogar.

Dito isto, outra época de futebol europeu parece algo improvável, o que torna a Liga Europa desta época algo a acarinhar. As águias estão a um ponto dos 24 primeiros e têm pela frente jogos contra o Nice e o SC Braga. A sua atual forma não dá muitas esperanças, pelo que é altura de aproveitar ao máximo o que está para vir.

Groningen: Conseguir a vitória no clássico e manter-se no caminho certo

A época do Groningen tem sido excelente até agora. Uma época depois de ter sido promovido, o Groningen estabeleceu-se como um candidato credenciado aos play-offs europeus, ocupando o quinto lugar a meio da tabela.

O clube não conta com o goleador Brynjolfur Willumsson há mais de um mês, o que significa que a profundidade do plantel de Dick Lukkien é um ponto forte. Terá de continuar assim, mas para se afirmar ainda mais, seria fantástico conseguir a sua primeira vitória contra uma equipa tradicional do top 3 (Ajax, Feyenoord, PSV) desde a promoção. Está na altura de conseguir essa vitória.

Heerenveen: Acreditar em Robin Veldman, apostar em Trenskow e Rivera

O início de temporada foi muito difícil para o Heerenveen, que não conseguiu vencer nenhum jogo e perdeu três dos cinco primeiros. No entanto, conseguiu recuperar para uma série de três derrotas em 13 jogos, subindo para a nona posição. Robin Veldman está no cargo desde janeiro e assumiu-o quando Robin van Persie foi para o Feyenoord. É bom que se acredite nele.

O Heerenveen também tem de acreditar em Jacob Trenskow e Maxence Rivera. Trenskow marcou três golos contra o Heracles, mas apenas um deles contou, elevando o seu total para seis golos e duas assistências em 17 jogos. Para comparação: Trenskow marcou seis golos e fez três assistências em 26 jogos na época passada. O dinamarquês está a ganhar força.

Enquanto isso, o francês Maxence Rivera está a encontrar o seu lugar no lado oposto ao de Trenskow. O ex-jogador do Saint-Étienne demorou um pouco para começar a marcar, mas não demorou tanto para impressionar os adeptos com a sua técnica. Agora que os golos também começam a aparecer, qual será a qualidade da dupla Trenskow-Rivera em 2026?

Heracles Almelo: Encontrar o substituto de Hornkamp, esquecer a era Sibum

Bas Sibum não durou muito tempo depois de um início de temporada verdadeiramente desastroso. O Heracles perdeu nove dos dez primeiros jogos, tendo sofrido 30 golos. O clube de Almelo venceu os quatro jogos seguintes e perdeu apenas dois dos últimos nove jogos do ano.

O Heracles melhorou drasticamente sua forma depois que Bas Sibum foi demitido
O Heracles melhorou drasticamente sua forma depois que Bas Sibum foi demitidoFlashscore

Um dos responsáveis por essa ascensão meteórica foi o avançado Jizz Hornkamp, que marcou oito gols nos sete primeiros jogos após a demissão de Sibum. No entanto, Hornkamp deixou o clube no início da janela de transferências de janeiro, indo para o AZ por cerca de 4,5 milhões de euros. O avançado foi responsável por 10 dos 26 golos do Heracles, o que faz do substituto de Hornkamp a principal prioridade do clube por agora.

Este artigo é a primeira parte de uma série de duas partes. As resoluções de Ano Novo para as restantes nove equipas serão publicadas na terça-feira, 6 de janeiro.

O autor
O autorFlashscore