Resumo da Eredivisie: Ajax e Feyenoord tropeçam, PSV assume liderança destacada

NEC venceu o Feyenoord no De Kuip
NEC venceu o Feyenoord no De KuipČTK / imago sportfotodienst / Broer van den Boom

Um Ajax sem treinador perdeu ainda mais pontos, permitindo ao PSV assumir uma liderança confortável na Eredivisie, enquanto o NEC conquistou uma vitória histórica em Roterdão. Junte-se a nós numa viagem pelos relvados neerlandeses num fim de semana frio e nevoso na Eredivisie.

Sábado, 22 de novembro

FC Volendam 1-1 FC Twente

O FC Volendam manteve-se invicto pela terceira vez em quatro jogos, ao segurar o FC Twente num empate.

Após um início lento nos primeiros quinze minutos, Henk Veerman e Sondre Orjasater criaram duas grandes oportunidades à medida que o jogo se aproximava dos 20 minutos. No entanto, nem o avançado do Volendam nem a estrela do Twente conseguiram inaugurar o marcador. Daan Rots, Marko Pjaca e Thomas van den Belt também estiveram perto de marcar para o Twente, mas não conseguiram colocar a equipa em vantagem antes do intervalo.

Orjasaeter e Rots acabaram por combinar para dar uma vantagem merecida ao Twente, com o segundo a finalizar facilmente uma boa jogada do extremo norueguês aos 48 minutos.

O Twente manteve a pressão através de Van den Belt, mas acabou por lamentar as oportunidades desperdiçadas quando Robert Muhren garantiu um ponto ao Volendam com um cabeceamento, naquela que foi a sua 250.ª partida pelo clube.

Heracles Almelo 4-2 Go Ahead Eagles

O Heracles somou mais uma vitória importante na Eredivisie, alcançando três triunfos consecutivos desde a saída de Bas Sibum, desta vez ao bater o Go Ahead Eagles por 4-2 em Almelo.

O capitão do Heracles, Damon Mirani, colocou os anfitriões em vantagem logo aos dez minutos, mas viu a sua equipa ir para o intervalo em desvantagem depois de Mathis Suray e Milan Smit marcarem nos últimos quinze minutos da primeira parte.

Mirani voltou a assumir as rédeas da equipa e empatou a partida, antes de Jizz Hornkamp marcar o seu quarto golo em três jogos na Eredivisie, devolvendo a liderança ao Heracles.

Depois de os Eagles perderem o internacional indonésio Dean James por acumulação de amarelos, Luka Kulenovic coroou a sua exibição com dois passes para golo e um tento nos instantes finais, garantindo ao Heracles uma sensacional terceira vitória consecutiva após a saída do treinador Bas Sibum.

Sparta Rotterdam 1-1 Fortuna Sittard

O Fortuna Sittard conquistou o primeiro ponto fora de casa desde 14 de setembro, ao empatar 1-1 com o Sparta Rotterdam no Het Kasteel.

O médio norueguês Joshua Kitolano inaugurou o marcador para o Sparta nos últimos dez minutos da primeira parte, com um cabeceamento à queima-roupa. O avançado do Fortuna, Kaj Sierhuis, respondeu na mesma moeda aos 56 minutos, marcando de posição semelhante à de Kitolano e fixando o resultado final.

NAC Breda 0-1 PSV

Guus Til fez a diferença num equilibrado dérbi do Brabante do Norte entre o NAC Breda e o PSV

Ajax 1-2 Excelsior

O Excelsior alcançou uma das vitórias mais marcantes da sua história ao derrotar o Ajax por 1-2 na Johan Cruyff Arena, graças a um bis de Noah Naujoks. Leia mais aqui.

Domingo, 23 de novembro

Feyenoord 2-4 NEC

Noutro resultado surpreendente, o NEC Nijmegen derrotou o Feyenoord por 4-2 em Roterdão, conquistando a primeira vitória no De Kuip desde novembro de 2011.

O Feyenoord, que entrou no fim de semana a três pontos do líder PSV, dominou a primeira meia hora, mas não conseguiu transformar esse domínio em golos, depois de Sem Steijn, Anis Hadj Moussa, Gijs Smal e, sobretudo, Ayase Ueda desperdiçarem oportunidades para castigar o NEC cedo.

Depois de Steijn falhar uma ocasião flagrante por escassos centímetros, os visitantes aproveitaram o desperdício inicial do Feyenoord através de Bryan Linssen, que empurrou a bola para o fundo das redes enquanto toda a defesa do Feyenoord, incluindo o guarda-redes Timon Wellenreuther, pedia mão na bola sem sucesso.

Ambas as equipas estiveram perto de marcar ainda na primeira parte, não fosse Wellenreuther travar um remate potente de Tjaronn Chery e Tsuyoshi Watanabe, do Feyenoord, acertar na trave mesmo antes do intervalo. 

Tjaronn Chery e Tsuyoshi Watanabe estiveram ambos perto de marcar o segundo golo do encontro, que acabou por surgir por intermédio de Leo Sauer. Depois de desperdiçar a primeira oportunidade, o jovem prodígio eslovaco cabeceou para o fundo das redes após cruzamento de Hadj Moussa, empatando o jogo nos instantes finais da primeira parte.

Os anfitriões passaram para a frente pela primeira vez aos 56 minutos, quando o lateral-direito Bart Nieuwkoop bateu Gonzalo Crettaz ao primeiro poste, após passe inteligente de Hadj Moussa.

O NEC demorou menos de quinze minutos a responder da melhor forma – Noe Lebreton cabeceou um cruzamento do excelente Basar Onal para o fundo das redes de Wellenreuther. O turco-neerlandês Onal obrigou Wellenreuther a uma defesa brilhante antes de cruzar novamente com qualidade, encontrando a cabeça do suplente Kento Shiogai, que fez o terceiro do NEC.

Com o Feyenoord a pressionar em busca do empate tardio, o NEC conseguiu sair da pressão e viu Kento Shiogai selar o resultado logo no primeiro minuto dos descontos, com um remate certeiro a partir do círculo central, fechando um jogo sensacional. O triunfo do NEC permitiu ao PSV consolidar uma vantagem de seis pontos no topo da tabela.

sc Heerenveen 3-1 AZ 

Dois golos de grande qualidade garantiram ao Heerenveen uma vitória por 3-1 sobre o AZ, com a equipa frísia a somar o primeiro triunfo na Eredivisie em mais de um mês.

O internacional do Suriname Dylan Vente abriu o marcador para os anfitriões após uma excelente jogada coletiva, orquestrada por Joris van Overeem e finalizada por Vente perante a baliza deserta. O próprio Van Overeem concluiu outra boa jogada de equipa, dando ao Heerenveen uma vantagem justa de 2-0 antes do intervalo.

Depois de Jacob Trenskow quase ter feito o terceiro para o Heerenveen antes do intervalo, após um grande lance individual de Maxence Rivera, Ringo Meerveld tornou-se o segundo jogador do Heerenveen a acertar nos ferros, após mais uma bela jogada que terminou com o médio a rematar ao poste.

O herói irlandês Troy Parrott ainda reduziu para o AZ, mas foi superado pelo capitão do Heerenveen, Luuk Brouwers, que disparou um míssil de longe para o ângulo superior da baliza de Jeroen Zoet, fixando o resultado final em Heerenveen.

Telstar 1-1 FC Utrecht

Um autêntico número de ilusionismo nos instantes finais valeu ao FC Utrecht um ponto suado fora de casa, segurando o recém-promovido Telstar num empate a 1-1 em Velsen-Zuid.

Uma primeira parte sem grande história foi seguida por um remate de longe de Soufiane Hetli, que desbloqueou o jogo aos 56 minutos. Depois de Patrick Brouwer ter ficado desiludido com um golo anulado, Can Bozdogan salvou um ponto para o FC Utrecht com um remate milagroso de longe aos 90+3 minutos.

FC Groningen 2-2 PEC Zwolle

FC GroningenPEC Zwolle protagonizaram um jogo animado no Euroborg, partilhando os pontos depois de Thom van Bergen fixar o resultado final em 2-2 já perto do fim.

O emprestado do FC Groningen Thijs Oosting abriu o marcador para o PEC Zwolle aos onze minutos, dando aos visitantes uma vantagem confortável num Euroborg coberto de neve. O internacional sub-21 neerlandês Thom van Bergen empatou a partida oito minutos antes do intervalo, com um remate certeiro de pé esquerdo.

Sherel Floranus, que fez parte da equipa milagrosa de Curaçau que garantiu o apuramento para o Mundial na semana passada, teve ainda mais motivos para sorrir ao marcar o seu primeiro golo na Eredivisie desde 2021, com Olivier Aertssen a somar a segunda assistência da tarde.

No entanto, a segunda vitória consecutiva após a pesada derrota por 8-2 em Almelo não se concretizou, já que Thom van Bergen voltou a marcar de cabeça à boca da baliza, garantindo um ponto ao Groningen aos 90 minutos.