Mais

A Itália de Spalletti: 4-3-3, médios box-to-box o, um 9 móvel e Chiesa

Spalletti é o novo treinador de Itália
Spalletti é o novo treinador de ItáliaAFP
Luciano Spalletti parte da Macedónia do Norte, de onde Roberto Mancini tinha praticamente terminado a sua aventura no banco da seleção nacional. E sim, porque desde a má noite em Palermo, nada tinha sido igual.

Desta vez, o jogo é disputado em Skopje, o que está em jogo não é o Campeonato do Mundo, mas sim o Campeonato da Europa, e a Itália não pode mesmo deixar de afastar imediatamente os fantasmas macedónios.

Conquistar os três pontos torna-se assim um imperativo categórico para não complicar ainda mais a sua classificação.

A classificação de Itália
A classificação de ItáliaFlashscore

As principais novidades da primeira lista de convocados de Spalletti são os regressos de Zaccagni, Biraghi, Mancini e, principalmente, Locatelli, além da estreia absoluta de Casale.

Ao mesmo tempo, a despedida, provavelmente definitiva, de Bonucci, Jorginho e Verratti não poderia deixar de fazer manchetes, uma vez que estes assistirão pela televisão aos jogos contra a Macedónia do Norte (no sábado à noite) ea Ucrânia, que se apresentará em San Siro a 12 de setembro com a ambição de pontuar.

Meret segue Gigio

A esta altura, resta apenas saber com quem o técnico de Certaldo contará para a sua estreia no banco da seleção azzurra. No módulo, não deve haver dúvidas: espaço para o 4-3-3, graças ao qual ele trouxe o Scudetto de volta a Nápoles 33 anos depois da última vez.

Da mesma forma, deve ser possível garantir que Donnarumma será o primeiro na baliza. Spalletti conhece bem Meret, mas é pouco provável que tome decisões precipitadas numa função tão delicada como a de guarda-redes.

Nas laterais, Di Lorenzo e Spinazzola devem ter vaga garantida, assim como Bastoni no meio. No primeiro treino, o técnico colocou-o ao lado de Casale, mas não se pode descartar a possibilidade de Mancini ou Romagnoli mudarem de ideia.

O melhor setor

Tal como no tempo de Roberto Mancini, o meio-campo é de longe o melhor departamento da seleção italiana. A mudança no banco de suplentes fez com que as citações de Locatelli disparassem:"Mancini deve ser agradecido pela conquista do Campeonato Europeu, depois as coisas ficaram assim. Agora temos de enfrentar o futuro", sublinhou o médio bianconeri.

Davide Frattesi
Davide FrattesiAFP

Aparentemente, existiam problemas de incompatibilidade técnico-tática entre ele e o antigo treinador:"As últimas exclusões? Penso que, em primeiro lugar, a culpa foi minha. Depois falei com Mancini: ele tinha algumas ideias e eu outras. Alguma coisa estalou, mas está tudo bem".

Barella e Tonali devem estar presentes, embora Frattesi, Cristante e Pessina façam de tudo para colocar Spalletti em apuros. Certamente, as grandes habilidades de rutura do antigo médio do Sassuolo, agora no Inter, são um ponto a seu favor. E sim, porque a grande surpresa pode surgir no ataque e isso pode acabar por o favorecer.

Retegui ou Immobile? Raspadori

Muito dependerá do estado de forma dos avançados que tem à sua disposição. No entanto, se notar que nem Immobile nem Retegui estão nas melhores condições, enquanto espera para ver o que pode esperar de Scamacca no futuro, Spaletti pode decidir apostar em outro de seus antigos pupilos.

Com o seu movimento perpétuo, Raspadori não só não daria pontos de referência aos centrais adversários, como criaria as condições ideais para as entradas dos centrais da Azzurra, além de dar uma ajuda na fase de não posse de bola.

O próprio treinador admitiu:"Chamei o Raspadori, que é bom a ligar o jogo com o movimento. Não há dúvidas, porém, sobre a presença de Chiesa. O seu talento é indiscutível e a Itália precisa muito dele.

Os números de Raspadori
Os números de RaspadoriFlashscore