Mais

Euro-2024: Como é o dia do "estudante" Lamine Yamal no estágio de Espanha?

Lamine Yamal no centro das atenções
Lamine Yamal no centro das atençõesRFEF
A equipa de comunicação da RFEF seguiu os passos do jogador do Barcelona para mostrar aos adeptos como é que ele se organiza para conciliar os estudos com a carreira profissional.

Lamine Yamal é um excelente jogador, mas ainda tem 16 anos - faz 17 a 13 de julho - e tem de continuar a estudar. Atualmente, frequenta o 4.º ano do ESO, o último ano da escolaridade obrigatória e, como disse com toda a naturalidade, levou os livros para a Alemanha para não perder tempo.

Aproveitando esta caraterística excecional do mais jovem futebolista a jogar num jogo do Europeus, os meios de comunicação da Federação seguiram-no para saber um pouco mais sobre o seu dia a dia no estágio da equipa de Luis de la Fuente.

"Vou para as aulas e todos os dias me dão trabalhos de casa diferentes. Às vezes dão-me mais para fazer em casa, mas faço-os todos os dias. Se virem que estamos nos quartos de final ou nos oitavos de final, não me dão muito trabalho, mas nos dias de descanso, quando ele (o seu tutor) sabe que não estou a fazer nada, diz-me para fazer isto ou aquilo", conta o jovem extremo.

Desde a sua estreia na equipa principal do Barça, a 29 de abril de 2023, Lamine não parou de bater recordes de precocidade. Continua a fazê-lo, e no Europeu poderá bater mais alguns: "Sonhamos sempre, quando somos miúdos, em jogar estas competições como o Campeonato da Europa, o Campeonato do Mundo. Tudo a nível de seleções nacionais. Estou muito feliz por poder continuar a bater recordes como este e por ver se consigo bater o recorde de goleador", afirmou.

A Espanha começou o Euro-2024 da melhor maneira possível, vencendo a Croácia por 3-0 e Yamal foi protagonista, assistindo Carvajal num dos golos. Tal como se associa aos veteranos em campo, também o faz fora dele. Pelo menos é o que diz no vídeo publicado pela RFEF.

"Falamos de um pouco de tudo. Há pouco estávamos a falar da bicicleta, que ele tem uma em casa. Há sempre anedotas para contar, experiências que eles têm e que eu acabo por não ter, devido à minha idade. Isso ajuda-nos muito", diz o blaugrana sobre Jesús Navas.

O jogo de Yamal na estreia no Euro-2024
O jogo de Yamal na estreia no Euro-2024AFP, Opta by Stats Perform

"Um jogador que partilha o balneário contigo e que, no final, ganhou um Mundial e um Europeu é algo incrível. Ele  diz-me para desfrutar, que tudo vem, que somos uma família", acrescenta.

Por fim, esclarece que nem tudo se resume aos estudos e que tenta aproveitar ao máximo o seu tempo livre com o resto da equipa.

"Tento estar sempre com os jovens a jogar Playstation, pingue-pongue... Se não, vejo uma série no meu quarto ou o Europeu, que com os horários dos jogos corre muito bem, porque no final estás a ver um jogo, ou a jogar Play ou com o iPad", conclui.