Acompanhe aqui as incidências do encontro
A talentosa equipa de Southgate chegou à Alemanha como uma das favoritas ao título, mas o otimismo em torno dos vice-campeões de 2020 abafou-se com três jogos monótonos na fase de grupos, marcados pela incerteza quanto à melhor formação, com o treinador a admitir que uma "experiência" nos primeiros jogos falhou.
A Eslováquia, por outro lado, iniciou a campanha com um triunfo por 1-0 sobre a Bélgica, número 3 do ranking mundial, 42 lugares acima da Eslováquia.
"Os ingleses têm qualidade, mas todos os adversários que defrontaram foram capazes de os atormentar", disse o médio eslovaco Ondrej Duda à TV Markza.
O seleccionador da Eslováquia, Francesco Calzona, classificou a sua equipa como a história da Cinderela, enquanto a pequena Geórgia também jogou bem acima das expectativas ao derrotar Portugal por 2-0, provando que nenhuma equipa pode ser excluída.
Por isso, embora os adeptos ingleses tenham aplaudido o facto de a equipa de Southgate ter ficado do lado mais simpático do sorteio, com um caminho mais fácil para a final, isso não passa de teoria.
"Acho que toda a gente já viu nesta competição que não há um lado favorável do sorteio. Todas as equipas, todos os adversários, são muito difíceis de defrontar. Acho que precisamos de manter a calma", disse o defesa inglês Marc Guehi aos jornalistas na quinta-feira.
A Inglaterra mostrou um pequena melhoria no segundo tempo do empate a zero com a Eslovénia na terça-feira, com Kobbie Mainoo e Cole Palmer a impressionar depois de saltarem do banco.
Embora a defesa tenha sido uma grande preocupação antes do torneio, com veteranos como Harry Maguire ausentes devido a lesão, tem sido a melhor parte da equipa no Euro. Durante a fase de grupos, a Inglaterra teve o menor valor de golos esperados concedidos (xG) - uma medida das oportunidades de golo concedidas aos adversários.
Southgate espera um melhor desempenho de Jude Bellingham, que foi excelente na primeira parte da vitória por 1-0 sobre a Sérvia, mas passou ao lado dos dois jogos seguintes.
A Eslováquia é liderada pelo astuto médio do Nápoles, Stanislav Lobotka, que o grande italiano Andrea Pirlo chamou de "o melhor rematador da liga italiana".
Calzona, que foi adjunto durante toda a carreira antes de a Eslováquia o nomear seleccionador em 2022, disse que a sua equipa já atingiu o principal objetivo de chegar ao Euro. Tudo o resto é "a cereja no topo do bolo".
"Um dos objetivos agora será certamente jogar um futebol bonito e deixar este povo orgulhoso, porque tivemos um grande público nos últimos jogos", disse.
O espaço será escasso para a Inglaterra contra uma formação eslovaca que provavelmente jogará à defesa. A equipa de Southgate tem tido dificuldades contra blocos baixos. A Inglaterra tem a história do seu lado, já que nunca perdeu com a Eslováquia, com cinco vitórias e um empate - um 0-0 na fase de grupos do Euro-2016.
A Eslováquia fez uma sólida campanha de qualificação para o Euro, com sete vitórias e um empate em 10 jogos, enquanto a Inglaterra venceu seis e empatou dois, num grupo de cinco equipas.
O vencedor irá defrontar a Suíça nos quartos de final.