Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública refere que enviou, a 08 de junho, 16 polícias para Alemanha no âmbito da cooperação bilateral com aquele país, onde vão permanecer até ao final do Euro-2024, para reforço “em matéria de controlo de fronteiras, segurança de grandes eventos, prevenção e investigação criminal”.
A PSP avança que desta delegação policial fazem parte polícias da estrutura de investigação criminal especializados no combate a crimes contra o património, nomeadamente aos furtos por carteirista.
A PSP indica que, no passado dia 18 de junho, os polícias portugueses que se encontravam em Leipzig, na Alemanha, detiveram, em flagrante delito, um homem por ter furtado uma carteira a um turista da República Checa.
Segundo a polícia, os bens foram recuperados e entregues ao proprietário e ao detido foi aplicado, pelas autoridades judiciais da Alemanha, uma multa de 100 a 500 euros e entre seis meses a um ano de prisão preventiva.
Três dias depois, em Dusseldorf, estes mesmos polícias detiveram três mulheres por terem furtado uma carteira a um turista dos Países Baixos.
Esta equipa de polícias da PSP voltou a deter um homem, no passado domingo, por ter furtado uma carteira a uma turista turca no interior de um comboio que partiu de Dortmund com destino a Munique.
A PSP explica que esta brigada de investigação criminal da PSP dedica-se ao combate do furto por carteirista e tem vindo a neutralizar várias células que se dedicam a furtos por carteirista a turistas em Portugal e o seu trabalho tem vindo a ser reconhecido no panorama internacional no âmbito da cooperação policial, nomeadamente através da Europol.
