O torneio, coorganizado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda, contará com 51 partidas entre 24 seleções, disputadas em nove estádios de oito cidades, incluindo também Birmingham, Dublin, Glasgow, Liverpool, Manchester e Newcastle.
As meias-finais e um dos quartos de final também terão lugar em Wembley, enquanto os restantes jogos dos quartos de final serão disputados em Dublin, Glasgow e Cardiff.
Os jogos dos oitavos de final serão distribuídos por todos os estádios anfitriões, exceto Wembley. As seleções anfitriãs que se qualificarem diretamente para o torneio jogarão os seus encontros da fase de grupos em casa.
"No UEFA EURO 2028, todos vamos falar futebol – de forma clara, forte e unida", afirmou Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, em comunicado.
"Os países anfitriões, onde o futebol começou a ganhar forma, estão ansiosos por receber milhões de adeptos em estádios lendários. Na forma como os jogos serão organizados – incluindo um novo horário de início mais conveniente para a final, queremos maximizar a experiência dos adeptos", acrescentou.
A UEFA confirmou três horários de início para o torneio: 14:00, 17:00 e 20:00.
Segundo uma avaliação independente, a UEFA prevê que o torneio gere benefícios socioeconómicos de 3,6 mil milhões de libras (4,83 mil milhões de dólares) para o Reino Unido e Irlanda, entre 2028 e 2031.
Estes benefícios incluem criação de emprego, prosperidade regional e gastos de visitantes internacionais.
O Governo do Reino Unido, o Governo da Escócia, o Governo do País de Gales e o Governo da Irlanda comprometeram-se, em conjunto, a investir até 740 milhões de libras (993,15 milhões de dólares) para garantir que "o evento seja seguro, protegido e proporcione uma experiência de classe mundial" tanto para os adeptos como para as comunidades anfitriãs.
"A dimensão do torneio terá um impacto realmente positivo nas comunidades de todo o país", afirmou Mark Bullingham, CEO da Federação Inglesa de Futebol.
"Este será um torneio para os adeptos, com a sua experiência no centro do nosso planeamento", acrescentou.
Em maio, o organismo máximo do futebol europeu, a UEFA, anunciou que Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales irão participar na qualificação para o Euro-2028, com apenas dois lugares reservados caso não consigam apurar-se para o torneio.
A Inglaterra terminou como vice-campeã no Euro-2024, enquanto a Escócia foi eliminada na fase de grupos. País de Gales e Irlanda não se qualificaram para o torneio do ano passado, que teve lugar na Alemanha.
Belfast foi escolhida para receber o sorteio de qualificação do Euro-2028, agendado para 6 de dezembro de 2026, na capital da Irlanda do Norte.
