O despertar de Scott Mctominay: mais golos em quatro dias do que em 2022

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O despertar de Scott Mctominay: mais golos em quatro dias do que em 2022
Mctominay marcou pela Escócia
Mctominay marcou pela Escócia
ANDY BUCHANAN / AFP
O escocês redescobriu o caminho dos golos pelo seu país e regressa a Manchester com um importante aumento de moral, embora tenha de continuar a trabalhar para convencer Erik ten Hag de que pode ser titular. A chegada de Casemiro na janela de transferências do verão fê-lo perder o lugar.

Scott McTominay é um dos grandes nomes da janela de março. Saiu do banco contra o Chipre para fazer um bis na reta final do encontro. A sua equipa já estava a vencer graças ao golo de John McGinn no primeiro tempo, mas a sua entrada selou a vitória e os três pontos. O que ele provavelmente não poderia ter imaginado era que seria capaz de repetir a proeza contra a Espanha, um adversário muito mais difícil.

Foram duas jogadas muito semelhantes. Apareceu do nada, indetetável para os defesas e médios, debaixo de uma capa invisível. Os dois remates não deram hipóteses a Kepa Arrizabalaga, incapaz de parar a bola, e provocaram uma dupla explosão de alegria nos adeptos que estiveram no Hampden Park. Eliminados da fase de grupos do Euro-2021 e sem participarem no Catar, venceram uma das equipas mais temidas do continente.

Os recordes de Mctominay
Flashscore

Se há uma coisa que caracteriza este jogador, é a sua capacidade de chegar desde a segunda linha, inesperadamente. Enquanto um avançado é, normalmente, acompanhado por um defesa-central (ou mesmo dois), um médio como o jogador do Manchester United surge mais livre quando decide subir à área adversária. Contudo, nos últimos tempo, parece ter perdido algum peso neste papel que lhe trouxe tanta alegria ao longo da carreira, especialmente entre 2020 e o ano seguinte.

Quatro dias, quatro golos

Nunca chegou aos dez golos numa única época, o que mostra que está longe de ser um marcador de golos, mas já teve alguns momentos importantes. Surpreendentemente, só tinha marcado um golo como internacional até à passada semana. Fez a sua estreia a 9 de outubro de 2021 contra Israel, num jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo do Catar, que terminou com um resultado positivo para a Escócia (3-2). Além disso, marcou em tempo de descontos, pelo que foi o suficiente para garantir a vitória.

Mctominay marcou três golos em 2022 (sem contar com o amigável contra o Melbourne Victory): o primeiro veio no início do ano contra o Aston Villa, em janeiro, o segundo contra o Omonia, em outubro, e o terceiro contra o Birmingham, em novembro. Os três jogos terminaram com o mesmo resultado (1-0), pelo que o seu golo foi suficiente para mudar o rumo dos acontecimentos nas três ocasiões. À beira de entrar em abril, tem agora quatro golos em 2023.