Rasmus Hojlund: O goleador dinamarquês que idolatra Cristiano Ronaldo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rasmus Hojlund: O goleador dinamarquês que idolatra Cristiano Ronaldo
Rasmus Hojlund bisou frente ao Cazaquistão
Rasmus Hojlund bisou frente ao Cazaquistão
AFP
O avançado de 20 anos é a grande sensação deste início de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024. Titular na Dinamarca marcou cinco golos nos primeiros dois jogos da equipa nórdica.

Rasmus Winter Hojlund não é um dos nomes mais reconhecidos do futebol europeu. Formado no Copenhaga e com passagem pelos austríacos do Sturm Graz, o jovem dinamarquês está a dar passos de afirmação no futebol europeu ao serviço da Atalanta (oito golos e uma assistência em 25 jogos) que lhe abriram a porta da titularidade da seleção.

Internacional em quatro ocasiões pela Dinamarca, ainda foi chamado na fase de grupos da Liga das Nações, mas não conseguiu ganhar o bilhete para o Catar. O regresso das seleções valeu-lhe uma nova oportunidade e Hojlund não desperdiçou. Titular em dois jogos pela Dinamarca, o avançado de 20 anos marcou… cinco golos. É o melhor marcador, até ao momento, da fase de qualificação para o Euro-2024.

Contra a Finlândia foi decisivo com um hat-trick, com o Cazaquistão bisou mas não impediu a surpresa em Astana. Ainda assim, Hojlund saltou para as bocas do mundo e as comparações com Erling Haaland (21 golos em 23 jogos pela Noruega) foram inevitáveis, até pela proximidade geográfica de Dinamarca e Noruega, mas ambos são bastantes diferentes.

Se Haaland é um finalizador puro, mais de área, Rasmus Hojlund apresenta uma estampa física assinalável (1,91 metros), mas é mais móvel, não sendo uma presença tão assídua em zonas de finalização.

Os terrenos que Hojlund pisou diante da Udinese
Opta by Stats Perform, Atalanta

Ainda assim, no esquema da Atalanta tem demonstrado essa capacidade finalizadora ao aparecer na zona certa para colocar a bola no fundo das redes. Esta é, de resto, a época mais concretizadora do jogador - tem oito golos, o máximo que havia alcançado anteriormente foi seis com o Sturm Graz.

O golo que marcou na vitória à Lazio
Opta by Stats Perform, AFP

O ídolo Ronaldo

Em conversa com o canal oficial da Serie A, Rasmus Hojlund admitiu que Cristiano Ronaldo é o grande ídolo.

O meu ídolo é o Cristiano Ronaldo. O meu pai falou-me dele quando estava no Manchester United e depois, mais tarde, no Real Madrid. Foi um ciclo fantástico. Simplesmente adoro a mentalidade dele... estã sempre ansioso para marcar em todos os jogos. Admiro-o. É apaixonado e eu gosto disso”, atirou o avançado, que também reconheceu o gosto pelo… Manchester United: “Sou adepto do clube, é um dos meus grandes gostos, mas isso não significa que ia recusar outros grandes clubes”.