“A Ucrânia vai continuar a disputar a qualificação para o Campeonato da Europa de 2024. Quero agradecer, desde já, ao ministro da Juventude e Desporto pela rápida reposta e explicação clara da situação. Deixo então o texto da carta: ‘Tendo em conta a decisão do Comité Executivo da UEFA, de 27 de maio de 2022, que impede o confronto entre equipas ucranianas e bielorrussas em competições internacionais, que está em acordo com o parágrafo cinco da ordem supracitada, o ministério vai continuar a acompanhar a participação das equipas ucranianas em provas internacionais com a Bielorrússia. Em caso de possíveis confrontos, o primeiro parágrafo da ordem deverá ser utilizado para resolver qualquer questão relativamente à participação’”, partilhou Pavelko no Facebook.
Recorde-se que a 14 de abril, o executivo de Kiev emitiu um decreto em que proíbe as seleções nacionais de competir em eventos desportivos com atletas da Rússia e Bielorrússia, devido â invasão de que está a ser alvo. Foi a resposta à decisão do Comité Olímpico Internacional em permitir a participação de nacionais daqueles dois países sob uma bandeira neutra.
No que toca ao futebol, a Rússia não está presente na qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, mas a Bielorrússia está inserida no Grupo I, onde é última classificada, sem qualquer ponto. A Ucrânia ocupa o quarto posto, do Grupo C, e, por regulamentação da UEFA, as duas seleções estão impedidas de se encontrar num eventual play-off.