Carlos Queiroz na Arab Cup para tentar desenvolver a seleção de Omã

Carlos Queiroz, selecionador de Omã
Carlos Queiroz, selecionador de OmãNoushad Thekkayil/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia

O treinador português Carlos Queiroz quer lançar novos jogadores e desenvolver a seleção de Omã durante a participação na Arab Cup de futebol, cuja segunda edição reconhecida pela FIFA arrancou esta segunda-feira no Catar.

Siga o Arábia Saudita - Omã no Flashscore

Depois de falhar a qualificação para o próximo Campeonato do Mundo, com um 0-0 perante o Catar, no jogo de estreia de Queiroz, e de um desaire por 2-1 frente aos Emirados Árabes Unidos, o treinador de 72 anos apontou que o próximo objetivo é renovar e dar mais experiência à seleção de Omã.

Estamos a trabalhar para desenvolver novos jogadores e alcançar resultados positivos. Demos tudo o que tínhamos durante a qualificação para o Mundial, apesar do pouco tempo de preparação e dos muitos desafios que enfrentámos. Ficámos a apenas 10 minutos de nos qualificarmos”, lembrou Queiroz, em conferência de imprensa.

Omã está incluída no Grupo B e logo na estreia, na terça-feira, vai ter pela frente a Arábia Saudita, duas vezes vencedora da competição, seguindo-se um duelo com Marrocos (sexta-feira), terminando depois o agrupamento frente às Ilhas Comores (08 de dezembro).

Queremos competir e alcançar resultados positivos. Há muitos aspetos em que estamos a trabalhar. O que importa agora é focar-me na minha equipa e preparar o próximo jogo. Queremos passar à fase seguinte e amanhã (terça-feira) teremos a oportunidade de jogar contra a Arábia Saudita. Ou ganhamos ou aprendemos”, disse o treinador luso.

Carlos Queiroz está a viver a oitava experiência numa seleção nacional, depois de passagens pelo Catar, Egito, Colômbia, Irão, Portugal, África do Sul e Emirados Árabes Unidos.

O antigo técnico de Sporting e Real Madrid já esteve em quatro Campeonatos do Mundo, com Portugal, em 2010, e o Irão, em 2014, 2018 e 2022.

Esta edição da Arab Cup conta ainda outro treinador português, Hélio Sousa, que lidera o Kuweit.

Estamos focados em construir uma equipa forte e encontrar a combinação certa de jogadores para atingir o nível que ambicionamos”, disse Hélio Sousa, na conferência de imprensa de antevisão do encontro, também na terça-feira, frente ao Egito, do Grupo C.

O técnico luso vai ainda defrontar a Jordânia (sábado) e os Emirados Árabes Unidos (09 dezembro).