Destaques da jornada: Sorteio do Mundial, final do título de Fórmula 1 e decisão da MLS Cup

Messi vai tentar levantar a MLS Cup para acrescentar mais um troféu ao seu já ilustre palmarés
Messi vai tentar levantar a MLS Cup para acrescentar mais um troféu ao seu já ilustre palmarésRICH STORRY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Quando o fim de semana desportivo começa logo esta sexta-feira, já se sabe que vai valer a pena ficar em frente à televisão, e este fim de semana não é exceção. Um fascinante sorteio do Mundial-2026, realizado em Washington, dá início a alguns dias repletos de ação, incluindo a final do campeonato de Fórmula 1 e a decisão da temporada na MLS.

Eis o que os nossos editores de notícias destacaram nas suas agendas para este fim de semana:

Sexta-feira, 5 de dezembro

Sorteio do Mundial FIFA 2026 - 17:00

Não há nada como um pouco de febre do Mundial-2026 para nos pôr no espírito do grande festival de futebol do próximo verão. Hoje, camisolas de seleções de todos os cantos do mundo serão vestidas com orgulho, pois a emoção do Mundial-2026 instala-se verdadeiramente com o sorteio oficial.

O tão aguardado sorteio arranca em Washington às 17:00, e pode ser acompanhado no Flashscore.

Se a qualificação já traz a sua dose de drama (e ainda haverá mais em março, com os playoffs), nada se compara ao evento principal e a tudo o que o envolve. O primeiro grande momento para os adeptos, antes de verem as esperanças e sonhos das suas seleções ganharem forma em junho, é precisamente o sorteio do Mundial. É a oportunidade para os fãs de cada país participante conhecerem os três adversários da fase de grupos e o possível caminho até à glória.

No primeiro Mundial com 48 seleções, a edição de 2026 será a maior de sempre. Por isso, esta noite é muito mais do que um simples sorteio para os países que se estreiam na competição; é história e orgulho a serem vividos perante o mundo inteiro.

A emoção pode estar apenas a começar, mas não vai querer perder isto. Prepare as pipocas e a Coca-Cola (ou cerveja), pois o sorteio deverá durar cerca de três horas! Sim, leu bem... Mas garantimos que vale a pena esperar, pois no final teremos algo mágico: o calendário (quase) completo do maior evento desportivo do planeta.

Sábado, 6 de dezembro

Inter Miami - Vancouver Whitecaps - 19:30

Em julho de 2023, a Major League Soccer mudou para sempre quando o Inter Miami, fundado apenas em 2018, contratou aquele que é, para muitos, o maior jogador da história do futebol: Lionel Messi. Antes desta época, o Inter tinha apenas cinco temporadas na MLS e tinha chegado ao playoff em três delas. É um início impressionante para um clube tão jovem, mas há algo que ainda não conseguiram: vencer a final da Taça.

Na época passada, terminaram a fase regular com um novo recorde de pontos numa só temporada, mas acabaram eliminados logo na primeira ronda dos playoffs. Este ano, ficaram em terceiro na Conferência Este e em terceiro no geral, mas avançaram de forma fulgurante até à decisão da Taça, que vão disputar em casa este sábado, frente aos Vancouver Whitecaps.

Nos últimos três jogos do playoff, o Inter Miami venceu com um registo de golos de 13-1. Ou seja, chegam à final em excelente forma, liderados de forma brilhante pelo seu talismã, Messi. O génio argentino apresentou números absolutamente impressionantes esta época na MLS – 35 golos e 26 assistências em 33 jogos. É incrível, mas ele só ficará satisfeito quando levantar o troféu este fim de semana.

Pela frente, Messi e o Inter vão encontrar Thomas Muller e os Whitecaps, que não serão adversários fáceis. Importa recordar que o Vancouver venceu o Inter por 5-1 no total (em duas mãos) nas meias-finais da CONCACAF Champions Cup, já este ano. E apesar de partirem como outsiders no sábado, vão certamente inspirar-se nesse resultado recente e na sua própria época de grande nível, que os viu terminar em segundo no Oeste.

Seja qual for o desfecho da final, no sábado à noite haverá um novo vencedor da MLS Cup.

Domingo, 7 de dezembro

Ohio State - Indiana - 01:00

Os campeonatos universitários de futebol americano nos Estados Unidos oferecem um sábado repleto de emoções, culminando com o duelo entre as duas melhores equipas da Big Ten – e de todo o país.

Indiana tornou-se uma verdadeira potência sob o comando do treinador principal Curt Cignetti. Ele vai tentar conduzir os Hoosiers ao seu primeiro título da Big Ten desde 1967 e apenas ao terceiro da história do programa.

Atualmente, apresentam o 5.º melhor ataque do país e a 2.ª melhor defesa – apenas atrás de Ohio State, que concedeu apenas 7,8 pontos por jogo.

Os Buckeyes procuram defender o título e iniciar a caminhada para conquistar dois Campeonatos Nacionais consecutivos, independentemente do resultado frente a Indiana.

Vêm de uma vitória convincente por 27-9 sobre o seu grande rival (15.ª) Michigan Wolverines, num jogo em que somaram 419 jardas contra apenas 163 do adversário, e tudo isto em pleno Big House.

Ambas as equipas chegam com um registo de 12-0, sendo a primeira vez na história de Indiana que terminam a fase regular invictos. O jogo será disputado no Lucas Oil Stadium, casa dos Indianapolis Colts da NFL, o que dá aos Hoosiers a vantagem de jogar em casa.

Grande Prémio de Abu Dhabi - 13:00

Chegou a final da temporada 2025 de Fórmula 1, e promete ser inesquecível...

Há apenas um mês, Lando Norris parecia estar a caminho do título mundial, mas a equipa teve outros planos: um problema técnico da McLaren em Las Vegas e uma má estratégia no Catar deram duas vitórias a Max Verstappen. Assim, chegamos à última corrida com três pilotos a lutar pelo título, algo que não acontecia desde 2010.

Norris continua a ser o favorito, bastando-lhe terminar no pódio em Abu Dhabi, mas Verstappen garante o quinto título se vencer a corrida e o britânico for quarto, o que é perfeitamente possível, tendo em conta que Oscar Piastri e os dois Mercedes deverão estar na luta pelos lugares da frente.

As esperanças de Piastri no título são ténues, mas terá um papel importante, seja qual for o desfecho. A recusa da McLaren em dar vantagem a um dos seus pilotos permitiu que Verstappen vencesse na última prova, e a decisão de manter essa filosofia em Abu Dhabi, ou pedir a Piastri para ceder a posição a Norris, pode ser determinante para o desfecho do campeonato.

Resta saber se o australiano acataria tal ordem, mas, embora entregar o título ao colega depois de liderar o campeonato durante grande parte da época seja doloroso, seria certamente menos penoso do que ver a equipa perder o primeiro título de pilotos desde 2008.

Se isso acontecer, será uma reviravolta verdadeiramente notável de Verstappen, talvez a melhor de sempre na modalidade. O neerlandês nunca liderou o campeonato esta época e chegou a estar a mais de 100 pontos do topo em agosto.

E, caso esteja curioso sobre o que aconteceu em 2010, um piloto da Red Bull que nunca liderou o campeonato durante a época acabou por triunfar…

Nápoles - Juventus - 19:45

A Juventus tem estado um pouco aquém do ritmo dos três primeiros na luta pelo título da Serie A, após um início de época irregular, mas três vitórias consecutivas em todas as competições dão um impulso importante antes de um teste exigente frente aos campeões. O Nápoles de Antonio Conte chega a este encontro com uma série de quatro vitórias seguidas, depois de ultrapassar o Cagliari nos penáltis para a Taça de Itália, durante a semana, e acredita que pode somar os três pontos no domingo à noite.

No contexto da luta pelo título da Serie A, este é um jogo absolutamente decisivo para o Nápoles. Os seus rivais diretos e líderes da Liga, o AC Milan, deslocam-se ao terreno do modesto Torino na segunda-feira, enquanto o Inter recebe o Como no sábado. Com tão pouca diferença entre os candidatos ao título, perder pontos pode ser fatal e dificultar a recuperação.

A última vez que estas equipas se defrontaram foi em janeiro, no início de um ano que viria a terminar com o Napoli a pôr fim a 33 anos de espera por um Scudetto.

Um penálti de Romelu Lukaku aos 69 minutos garantiu um triunfo vital por 2-1 ao Nápoles nessa ocasião, num momento importante da sua caminhada para o título. Agora, no final de 2025, uma vitória no domingo à noite será igualmente crucial, somando três pontos na luta por um possível Scudetto em 2026, enquanto tentam revalidar o título.