A liderança da LaLiga em disputa: duelo decisivo entre Barcelona e Atlético de Madrid

Jogadores do Barcelona no treino antes do jogo frente ao Atlético de Madrid
Jogadores do Barcelona no treino antes do jogo frente ao Atlético de MadridJavier Borrego / Zuma Press / Profimedia

Tudo está em aberto quando o Atletico Madrid visitar o Camp Nou para defrontar o líder da Liga, o Barcelona, na noite desta terça-feira.

Siga o Barcelona - Atlético de Madrid no Flashscore

Os rojiblancos iniciam a jornada na quarta posição, mas estão apenas a três pontos dos catalães e, caso vençam, assumem o topo da tabela graças ao registo nos confrontos diretos, critério utilizado pela Federação Espanhola em caso de igualdade pontual.

Atleti chega em excelente forma

A equipa de Diego Simeone atravessa um grande momento antes do encontro, somando 13 jornadas consecutivas sem perder na Liga, sequência em que se destaca a expressiva vitória por 5-2 frente aos vizinhos do Real Madrid.

Na verdade, a última derrota do Atleti na Liga aconteceu logo na 1.ª jornada da época, na Catalunha, diante dos rivais locais do Barça, o Espanhol.

O Barcelona regressa ao Camp Nou após mais de dois anos de ausência e venceu os dois jogos que já disputou ali esta época. No entanto, em ambos os encontros, frente ao Athletic Bilbao e ao Alavés, a defesa deixou bastantes dúvidas.

Ainda assim, soma sete vitórias em casa na Liga esta temporada, distribuídas por três estádios diferentes: Estadi Lluis Companys, Estadi Johan Cruyff e Camp Nou.

Barça domina os duelos diretos recentes

No que diz respeito ao histórico de confrontos, o Atleti não perdeu nas duas últimas visitas, mas só conseguiu quatro triunfos em todas as competições desde 2019. Por sua vez, o Barça somou oito vitórias nesse mesmo período e três empates.

Em cinco dos últimos seis duelos, os catalães só perderam uma vez, por 2-1 em casa em dezembro de 2024. Hansi Flick pode estar satisfeito com o desempenho da sua equipa em vários aspetos ao longo da presente época.

Por exemplo, o Barça lidera a LaLiga em golos marcados (39), remates enquadrados (110), passes totais (8985) e precisão de passe (89%). Além disso, é segundo em remates totais (280) e em eficácia (19%).

O Atleti é a equipa com mais jogos sem sofrer golos na Liga 2025-2026 (seis) e a que menos golos consentiu (11). Por isso, poderemos assistir ao clássico confronto entre a força ofensiva imparável do Barça e o muro defensivo do Atleti.

Dependência excessiva do Atleti em Álvarez

A grande dependência dos visitantes em Julián Álvarez pode sair cara se os restantes companheiros não contribuírem no ataque.

O argentino, que já foi apontado como possível reforço do Barça, é o melhor marcador da equipa na Liga esta época (sete), lidera em remates (31), remates enquadrados (17) e ocasiões criadas (27).

O Barça também terá de estar atento ao seu antigo jogador, Antoine Griezmann.

A inteligência tática do francês é incomparável e, com os anfitriões a terem dificuldades em manter a linha defensiva alta e organizada, Griezmann é precisamente o tipo de jogador capaz de explorar qualquer descompensação.

Lewandowski, Lamine e Raphinha prontos para criar perigo

No Barça, a responsabilidade ofensiva está mais distribuída. Robert Lewandowski mantém-se como melhor marcador, com oito golos, enquanto Lamine Yamal lidera em assistências (sete) e remates totais (48).

Lewandowski e Ferrán Torres somam 16 remates enquadrados cada um. Apesar de ter falhado vários jogos devido a lesão, Pedri continua a ser o maestro da construção: é quem mais ocasiões criou (27) e mais passes completou (923).

Os primeiros e últimos 15 minutos do jogo prometem ser os mais intensos, já que é nesses períodos que ambas as equipas costumam mostrar maior poder de fogo. O Barça revela-se mais vulnerável mesmo antes do intervalo, enquanto o Atleti tende a sofrer na reta final.

Os rojiblancos também fizeram história ao tornarem-se a primeira equipa da Liga a marcar primeiro nos seus 14 jogos da presente temporada.

“Gostava que isto te desse um título, mas não é assim”, comentou Diego Simeone após a recente vitória frente ao Real Oviedo: “É um elogio. Tudo o que vier depois dependerá do que fizermos contra o Barça.”

“Ganhámos um jogo que tínhamos de ganhar e agora vem aí um desafio muito duro, complicado, frente a um adversário que conhecemos muito bem e que tem um potencial enorme, ainda mais com o regresso de Pedri e Raphinha. Espera-nos um rival muito exigente", acrescentou o treinador do Atlético de Madrid.

Os golos parecem garantidos, já que os visitantes somam 18 jogos de Liga sem um único 0-0 e o Barcelona já vai em 63 partidas consecutivas no campeonato sem qualquer nulo.

O regresso de Raphinha traz uma dinâmica diferente à equipa da casa. A sua exibição frente ao Alavés foi determinante, com duas assistências e uma ameaça constante.

“O Rafa é um jogador muito dinâmico. Sentimos a sua falta”, afirmou Hansi Flick após o encontro.

Robin Le Normand e Marcos Llorente são baixas de peso para o Atleti, enquanto a doença de Ronald Araujo afasta-o do Barça, que também não poderá contar com Fermin López nem Gavi.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore