Mais

A terrível queda do Girona aos infernos: da Liga dos Campeões a candidato à descida

Vitor Reis após ser expulso frente ao Levante
Vitor Reis após ser expulso frente ao LevantePedro Salado / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

A goleada sofrida frente ao Levante, uma equipa recém-promovida que ainda não tinha vencido na LaLiga, foi a confirmação de que este Girona vai sofrer para se manter na LaLiga. Pouco resta do futebol alegre com que Míchel e os seus jogadores encantaram metade da Europa. Agora, em último lugar, com um empate e quatro derrotas, a ameaça de descida pesa como um bloco de cimento nos seus corpos.

Não é como começa, mas como acaba. A esse fio de esperança pode-se agarrar o adepto do Girona que este sábado viu a sua equipa cair em Montilivi por 0-4. É verdade que jogaram com dois a menos após os cartões vermelhos de Witsel e Vitor Reis. Mas isto não foi apenas um jogo, a marca prolonga-se no tempo e a cada dia que passa torna-se mais difícil sair desta situação.

Cinco são as jornadas de Liga disputadas. E quatro derrotas sofridas: 1-3 frente ao Rayo, 5-0 contra o Villarreal, 0-2 frente ao Sevilla e o já referido 0-4 do Levante. Só o 1-1 contra o Celta deu algum fôlego aos catalães.

Os números não enganam: dois golos marcados e 15 concedidos, ou seja, um golo concedido a cada meia hora. E isto apenas nesta temporada. Mas se olharmos para trás, desde a segunda volta do campeonato passado, por exemplo, é de tremer e não parar. Três jogos ganhos, cinco empatados e 16 perdidos!!!

A forma do Girona
A forma do GironaFlashscore

26 jogadores utilizados

Não é que Míchel não esteja a tentar. Ainda há alguns dos que viveram aquela histórica temporada 23/24: Gazzaniga, Tsygankov, Stuani, Blind... mas muitos outros foram abandonando o barco por diferentes razões, como Savinho, Aleix García, Miguel Gutiérrez ou Dovbyk, entre muitos outros.

O treinador já utilizou 26 jogadores. Alguns, devido à política de vendas do clube, que faz parte do City Group, saíram com a temporada já iniciada, como Krejci ou Yangel Herrera. Algumas contratações, como Livakovic, ainda não se estrearam, pelo que o número de jogadores irá aumentar ainda mais. Por enquanto, todos ficaram muito aquém das expectativas.

Calendário do Girona
Calendário do GironaFlashscore

Transferências e contratações milionárias

Desde a sua chegada à elite, o Girona arrecadou uma boa quantia com transferências. Este verão vendeu por 56 milhões de euros, a maioria pelos negócios de Miguel Gutiérrez (18 milhões de euros para o Nápoles), Ladislav Krejci (22,5 milhões para o Wolverhampton) e Yangel Herrera (11 milhões para a Real Sociedad).

E não é que não tenha investido, pois gastou 27 milhões de euros nas contratações definitivas de Bryan Gil (seis), Ounahi (seis) e Vanat (15). Além dos empréstimos, alguns com custo adicional, como Lemar ou Hugo Rincón.

A solução do Girona

Por enquanto, a direção aposta na paciência. Estão conscientes, ou assim parece, que as contratações chegaram muito tarde, muitas delas no final da pré-temporada ou até já com a LaLiga iniciada. E a maioria sem experiência em Espanha. Tudo isso exige tempo para uma adaptação correta. Confia-se em Míchel, aparentemente, mas seria preciso ver se é Míchel quem confia em si mesmo para tirar o grupo desta situação complicada. Opções ele tem, quando estiverem saudáveis e em forma. Outra questão é ver quando isso acontece e se o Girona ainda estará a tempo de se salvar.