Alto: Villarreal
O Submarino Amarelo venceu o Maiorca por 2-1 no La Cerámica e consolida o terceiro lugar na LaLiga, mantendo-se muito próximo do Barcelona e do Real Madrid. A equipa de Marcelino Toral soma 29 pontos nas 13 primeiras jornadas, o que representa o melhor início de sempre do clube numa temporada.
Graças aos golos de Gerard Moreno e Tani Oluwaseyi, o Submarino Amarelo ultrapassou os 28 pontos alcançados nas 13 primeiras jornadas da época 2007/2008, quando Manuel Pellegrini era o treinador. Além disso, o triunfo frente aos baleares é o quarto consecutivo no campeonato.
Baixo: Liverpool
Os reds foram derrotados de forma clara em Anfield pelo Nottingham Forest (0-3) e somam três desaires nos últimos quatro jogos da Premier. Mais um revés, depois de terem perdido pelo mesmo resultado (3-0) diante do Manchester City antes da pausa para seleções. É a oitava derrota nos 11 encontros oficiais mais recentes do Liverpool.
Além disso, os de Merseyside também foram eliminados no final de outubro da Taça da Liga, ao perderem em casa frente ao Crystal Palace (0-3). O atual campeão ocupa a 11.ª posição na Premier com 18 pontos e o lugar de Arne Slot no banco pode estar em risco.
Alto: David Neres (Nápoles)
O ex-Benfica foi decisivo no brilhante triunfo do Nápoles sobre a Atalanta (3-1), ao marcar dois golos. A equipa de Conte vinha de três jogos seguidos (entre Serie A e Liga dos Campeões) sem marcar nem vencer. Neres pôs fim a essa sequência em apenas 21 minutos, entre o 17.º e o 38.º.
O internacional brasileiro marcou nesse período o mesmo número de golos que tinha feito em toda a época passada. O seu último golo datava de 4 de janeiro, quando marcou na vitória dos azzurri frente à Fiorentina por 0-3.
Baixo: Nathan Jones (Charlton Athletic)
O treinador do Charlton recebeu no seu estádio, The Valley, a equipa que orientou na época 2022/2023, o Southampton. No jogo referente à 16.ª jornada do Championship, tudo correu mal para os seus interesses e os antigos pupilos acabaram por se vingar.
Os londrinos somaram a segunda derrota consecutiva e foram goleados de forma contundente pelos Saints: 1-5. Aos 22 minutos, os do sul de Inglaterra já venciam por 0-4 graças aos golos de Manning, Armstrong, Jander e Azaz, que ainda bisou.
Alto: Paul Pogba (Mónaco)
O antigo internacional francês surge em destaque pelo regresso aos relvados 811 dias depois, após cumprir castigo por doping. Até este sábado, o seu último jogo oficial tinha sido o Empoli 0-2 Juventus, disputado a 3 de setembro de 2023.
No entanto, o regresso de Pogba foi algo amargo, já que o Mónaco perdeu 4-1 frente ao Rennes. O médio entrou em campo aos 85 minutos, substituindo Mamadou Coulibaly, numa altura em que a sua equipa já perdia por 4-0, pelo que não teve qualquer responsabilidade no desaire dos monegascos.
Baixo: Sheffield Wednesday
Os Búhos ocupam o último lugar do Championship e têm -4 pontos, depois de terem sido penalizados com 12 pontos no final de outubro por se declararem insolventes e entrarem em administração judicial.
Este domingo, perderam em Hillsborough naquele que era um dos jogos mais aguardados da época: o duelo com o rival da cidade, o Sheffield United. O resultado, 0-3, com bis de Tyrese Campbell e golo de Thomas Cannon. Os vizinhos são concorrentes diretos pela manutenção, já que com este triunfo ocupam a 22.ª posição com 13 pontos.
Alto: Eberechi Eze (Arsenal)
O internacional inglês foi a grande figura da jornada de domingo na Premier League. No dérbi do norte de Londres frente ao Tottenham Hotspur, brilhou com um hat-trick que garantiu o triunfo dos gunners por 4-1. Até agora, só tinha marcado um golo na Premier League (contra o Crystal Palace) e outro na Taça da Liga (frente ao Port Vale). Soma ainda dois golos pela seleção de Inglaterra (contra a Letónia e a Sérvia).
Com este resultado, o Arsenal reforça a liderança em Inglaterra com 29 pontos. São mais seis do que o segundo classificado, o Chelsea, e mais sete do que o terceiro, o Manchester City.
Baixo: Ajax
O Ajax perdeu em casa frente ao recém-promovido Excelsior, pela primeira vez na história do clube, por 1-2, com bis de Noah Naujoks, apesar do golo tardio de Kasper Dolberg.
Esta derrota surge com um treinador interino (Fred Grim) e após duas semanas de preparação, com praticamente todo o plantel disponível. Os de Amesterdão já perderam 19 pontos esta época, algo que só aconteceu na temporada anterior à 32.ª jornada, disputada a 11 de maio. O Ajax é sexto com 20 pontos e está a 14 do líder, o PSV Eindhoven.
