Mais

Análise: Kylian Mbappé, o trunfo do Real Madrid contra o Barcelona no "El Clasico"

Kylian Mbappé, do Real Madrid, celebra o seu golo contra o Espanhol
Kylian Mbappé, do Real Madrid, celebra o seu golo contra o EspanholDavid Canales / SOPA / Sipa Press / Profimedia

No domingo à tarde, os olhos do mundo do futebol estarão mais uma vez postos no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, que recebe o Barcelona para mais uma edição do "El Clasico".

Siga o Real Madrid - Barcelona no Flashscore

A equipa de Xabi Alonso está a ter um início perfeito na época 2025/26 da LaLiga, ocupando atualmente o primeiro lugar com 24 pontos em 27 possíveis, graças a oito vitórias e apenas uma derrota em nove jogos.

Barcelona pode assumir a liderança com uma vitória

O Barcelona de Hansi Flick está de olho na LaLiga, apesar de uma série de lesões, e com 22 pontos conquistados nos seus jogos, uma vitória na capital espanhola levaria a uma ultrapassagem aos Merengues no topo da tabela.

Depois de vencer o maior rival em todos os confrontos da temporada passada, incluindo a final da Taça do Rei, os Blaugrana estão numa onda de força. Mas, com tantas ausências, não será fácil dar continuidade a essa série.

Raphinha não participou no último treino do Barça, esta sexta-feira, apesar de uma semana sem problemas aparentes.

Se não estiver apto, como parece provável, juntar-se-á ao avançado Robert Lewandowski, aos médios Dani Olmo e Gavi e ao guarda-redes titular Joan Garcia na lista de lesionados.

Frenkie de Jong tem estado doente, mas tem treinado recentemente, pelo que poderá estar disponível.

Os catalães já mostraram que sabem lidar com as ausências, mas o El Clasico continua a ser um desafio por si só.

Kylian Mbappé já tem dez golos

Com Kylian Mbappé em grande forma - os seus 10 golos são pelo menos mais quatro do que qualquer outro jogador da liga - o campeão do mundo francês representa a principal ameaça a mais uma vitória do Barça. Tanto mais que a defesa alta, tão eficaz na época passada para os visitantes, foi minada em várias ocasiões em 2025/26.

Nunca isso foi tão evidente quanto na surpreendente derrota por 4-1 com o Sevilha, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, embora o Barcelona tenha tido sorte de a Real Sociedad não ter aproveitado melhor as inúmeras ocasiões que teve na derrota por 2-1.

A única derrota do Real Madrid foi dolorosa: 5-2 no terreno do rival Atlético. A lembrança desse jogo, em que foi amplamente dominado, certamente servirá de motivação, assim como o regresso à forma após a lesão de Jude Bellingham, um jogador que muitas vezes causou problemas ao Barcelona.

Golos garantidos no El Clasico

Os golos têm sido praticamente garantidos neste jogo: nos últimos seis encontros, foram marcados pelo menos quatro golos em cada um deles. A última vitória do Real na LaLiga aconteceu a 21 de abril de 2024 e, desde então, o Barcelona marcou quatro, cinco, três e depois quatro golos contra si.

Os últimos resultados no El Clasico
Os últimos resultados no El ClasicoFlashscore

Embora os visitantes possam ficar sem dois dos seus três avançados habituais, Marcus Rashford está em boa forma e outro golo ou assistência no maior jogo de clubes do mundo aumentaria as suas hipóteses de permanecer no clube após o fim do seu empréstimo.

Com Lamine Yamal de volta a 100% e ansioso por mais um Clássico, este poderá ser o segundo verdadeiro teste para a defesa dos Merengues.

A equipa da casa não poderá contar com Dean Huijsen, Dani Carvajal, Antonio Rudiger e David Alaba no domingo, e pelo menos três deles poderão ser titulares se estiverem em plena forma.

Defesa do Real dizimada

Com Fede Valverde na lateral-direita, Álvaro Carreras na esquerda e Alaba no central com Éder Militão no último jogo contra o Getafe, a defesa de Alonso está em plena reforma.

A presença combativa de Bellingham, Aurélien Tchouameni e Eduardo Camavinga será, portanto, essencial em ambos os lados do campo.

A forma como este trio controla a bola entre as linhas e a capacidade de jogadores como Fermin López encontrarem espaço entre eles e a defesa do Real pode muito bem decidir o resultado da partida.

Talvez a maior escolha de Alonso seja reintegrar Vinicius Júnior no onze titular, já que deixá-lo no banco para o maior jogo da temporada enviaria uma mensagem muito clara ao brasileiro.

Vinícius Júnior é o terceiro na tabela de melhores marcadores esta temporada, com cinco golos, e o segundo em assistências (quatro), empatado com Lamine Yamal. Portanto, seria muito difícil ignorá-lo agora.

Pedri, o fator decisivo?

Os adeptos do Barça podem regozijar-se: a sua equipa está no topo dos 20 clubes desta temporada em termos de golos marcados (24), remates totais (190), remates à baliza (77), número de passes (5.817) e precisão de passes (90%).

Os 820 passes de Pedri e as 22 oportunidades criadas são os melhores totais da sua equipa, o que prova a sua importância. Se a sua influência criativa for limitada neste confronto, o Real Madrid poderá monopolizar a bola e, consequentemente, controlar o jogo.

Para sublinhar o equilíbrio entre as duas equipas, a equipa da casa apresenta a mesma precisão de passe e está atrás do Barça em todas as outras áreas. Além disso, nenhuma das equipas perdeu depois de inaugurar o marcador esta época, mas ambas perderam depois de sofrerem o primeiro golo.

O Real Madrid é mais perigoso no quarto de hora antes do intervalo (seis golos marcados), quando o Barça é mais vulnerável (quatro golos sofridos), enquanto os catalães marcam a maioria dos seus golos (seis) no primeiro quarto de hora após o intervalo (quando os Merengues sofrem mais golos - três), bem como no último quarto de hora do jogo (também seis).

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore