Análise: Mudança do Real Madrid para o Brighton pode impulsionar Gonzalo García

Frenkie De Jong pressionado por Gonzalo Garcia
Frenkie De Jong pressionado por Gonzalo GarciaJAVIER SORIANO / AFP / AFP / Profimedia

Há apenas quatro meses, Gonzalo Garcia, do Real Madrid, era o nome que estava na boca de todos.

Acompanhe o Real Madrid no Flashscore

O avançado, que realizou uma época brilhante pela equipa B do Real, o Castilla, ao marcar 25 golos em 36 jogos, foi convocado para o plantel dos Blancos no Mundial de Clubes.

Melhor marcador no Mundial de Clubes

Talvez não esperasse que a viagem fosse mais do que uma experiência de aprendizagem, mas o jovem de 21 anos aproveitou ao máximo as oportunidades concedidas por Xabi Alonso.

Dois golos na fase de grupos frente ao RB Salzburgo e ao Al-Hilal, além de uma assistência no jogo contra o Pachuca, deram-lhe destaque.

O golo da vitória frente à Juventus nos oitavos de final e outro golo no triunfo dos quartos de final diante do Dortmund reforçaram ainda mais a sua candidatura a integrar o plantel principal na época 2025/26.

Apesar de ter recebido luz verde para dar o salto para a equipa sénior, pouco fez para dificultar a vida de Xabi Alonso no que toca à escolha dos titulares.

Quinta opção na equipa principal?

Kylian Mbappé e Vinicius Junior são, sem dúvida, a dupla preferida no ataque; no entanto, Alonso também precisa de dar minutos a jogadores como Brahim Diaz e Endrick.

Assim, a menos que consiga mostrar eficácia na finalização, o seu futuro no conjunto do Santiago Bernabéu parece destinado ao banco de suplentes. Algo que já tem acontecido com frequência nesta temporada 25/26.

Sete jogos na LaLiga desta época, sem nunca se aproximar dos 90 minutos em campo, resultaram em zero golos e zero assistências. Na verdade, o tempo total que esteve em campo nesses sete encontros soma apenas 96 minutos, pouco mais do que um jogo completo.

Uma assistência em duas aparições na Liga dos Campeões é tudo o que conseguiu até agora.

Precisa de jogar com regularidade

Embora se reconheça que ainda tem um longo caminho pela frente, na esperança de uma carreira de sucesso ao mais alto nível, Garcia precisa claramente de disputar jogos com regularidade.

Nesse sentido, acredita-se que vários clubes estão atentos para avançar com um possível empréstimo já na janela de transferências de janeiro.

Os números de Gonzalo Garcia
Os números de Gonzalo GarciaFlashscore

Um dos clubes interessados parece ser o Brighton, que tem tradição em potenciar jovens talentos.

Numa equipa que privilegia o futebol bem jogado, o avançado pode encontrar o ambiente ideal para desenvolver as suas capacidades sob o comando de Fabian Hurzeler.

Apenas um cabeceamento enquadrado

Naturalmente, terá de reencontrar a veia goleadora. Nos sete jogos disputados, conseguiu apenas um cabeceamento enquadrado com a baliza e nenhum remate.

Não realizou qualquer contra-ataque, tocou apenas quatro vezes na área adversária e somou apenas 51 toques na bola.

Destes toques, 38 foram passes, dos quais 34 chegaram ao destino, garantindo-lhe uma eficácia de passe de 89,5% na LaLiga desta época.

Tendo em conta que os Seagulls gostam de manter a posse de bola sempre que possível, esta característica do jogo de Gonzalo Garcia pode ser bastante útil.

Gráfico de radar de Gonzalo Garcia - LaLiga 2025/26
Gráfico de radar de Gonzalo Garcia - LaLiga 2025/26Opta by Stats Perform

Importa também referir que Garcia conseguiu criar duas oportunidades nos 96 minutos jogados em 2025/2026, além de ter disputado nove duelos individuais, vencendo sete deles, o que lhe dá uma excelente taxa de sucesso de 77,8%.

Quatro duelos aéreos ganhos em seis disputados e três recuperações de bola distintas mostram também que o jovem está disposto a trabalhar, uma faceta do seu jogo que não deve ser ignorada.

Provavelmente, os golos aparecerão quando recuperar a confiança do treinador, ou se aceitar um empréstimo para relançar a carreira ao mais alto nível.

Poderá ficar no Real Madrid?

O Brighton, ou qualquer outro clube, poderá ter dificuldades em convencê-lo a sair da capital espanhola.

"A minha única opção sempre foi ficar no Real Madrid", afirmou Garcia recentemente. "Para mim, é um sonho fazer parte da equipa principal. E, por agora, estou muito feliz e satisfeito com a decisão que tomei".

"Estamos a falar do melhor clube do mundo, e a concorrência vai ser feroz, porque os melhores do mundo estão sempre aqui". 

Mapa de calor de Gonzalo Garcia frente ao Espanhol
Mapa de calor de Gonzalo Garcia frente ao EspanholOpta by Stats Perform

"Mas para mim, depois de tantos anos na formação e sendo adepto do Real Madrid desde criança, é realmente um sonho integrar a equipa principal, e não me arrependo de nada".

Esta lealdade é, sem dúvida, de louvar, mas tendo em conta o pouco impacto que teve desde que estas declarações foram feitas, será interessante perceber quanto tempo mais pretende ser uma peça secundária no Real, caso a situação não se altere em breve.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore