Siga o Espanhol - Barcelona no Flashscore
Independentemente das posições relativas das duas equipas na tabela, trata-se de um encontro que quase sempre é recheado de incidentes.
Dérbis catalães são sempre cheios de incidentes
Quem poderá esquecer, por exemplo, o golo de Raul Tamudo ao minuto 90 no Camp Nou em 2007, que entregou o título ao Real Madrid.
Ou o momento em 2023 em que o Barça conquistou o título no palco do jogo deste sábado à noite, o RCDE Stadium, levando os adeptos ultras do Espanhol a invadirem o relvado e a interromperem as celebrações dos visitantes.

Houve muitos outros momentos quentes, e o próximo capítulo deste confronto promete ser tão disputado como qualquer outro.
Além disso, o Espanhol pode revelar-se um adversário bem mais complicado do que nos últimos anos, tendo em conta a sequência positiva sob o comando do atual treinador, Manolo Gonzalez.
Grande momento do Espanhol
Os Periquitos venceram os últimos cinco jogos do campeonato, uma série que lhes permitiu subir à atual quinta posição, estando apenas a quatro pontos do Atlético de Madrid, que ocupa o terceiro lugar.
O Barcelona atravessa ainda uma fase melhor, tendo alcançado a oitava vitória consecutiva, ao bater o Villarreal no Estadio de la Ceramica.
No topo da principal divisão espanhola, os Blaugrana querem certamente começar o novo ano da mesma forma que terminaram o anterior, garantindo assim que mantêm pelo menos quatro pontos de vantagem sobre o Real Madrid, antes de partirem para a Supertaça de Espanha.
Os resultados dos duelos diretos têm pendido para o lado dos visitantes há já algum tempo e, para se perceber a dificuldade que o Espanhol poderá encontrar, o Barça não perdeu nenhum dos últimos 28 dérbis catalães para o campeonato, uma série que remonta a 2009.
Nesse período, os anfitriões marcaram apenas 13 golos, enquanto o Barcelona apontou uns impressionantes 68.
Golaço de Lamine Yamal na época passada
Dois desses golos foram apontados na época passada neste estádio, um deles por Lamine Yamal, candidato a golo da temporada – a bola passou por cima do atual guarda-redes do Barcelona, Joan Garcia – e outro por Fermín Lopez.
Importa, no entanto, referir que os anfitriões marcaram dois golos neste mesmo confronto em duas das últimas três edições do dérbi disputadas no RCDE Stadium.
Com o futuro de Robert Lewandowski em dúvida e o internacional polaco já livre para negociar com outros clubes, será interessante perceber se Hansi Flick mantém Ferrán Torres na frente de ataque dos visitantes ou se volta a apostar em Lewandowski para o colocar em destaque no mercado.
O avançado espanhol já soma 11 golos esta temporada e só é superado por Kylian Mbappé (18) no que toca a quem tem mais golos na Liga em 2025/26.
Linha defensiva alta do Barça pode ser ultrapassada
Pere Milla é o homem mais perigoso do Espanhol no que diz respeito a golos, tendo inaugurado o marcador em três dos seis que já apontou, e ele, juntamente com os seus colegas, dificilmente se deixará intimidar pela fama ofensiva do Barcelona, tendo em conta as várias ocasiões em que a linha defensiva alta de Hansi Flick foi ultrapassada esta época.
De facto, embora o Barça já tenha marcado 51 vezes no campeonato – mais do que qualquer outra equipa em 25/26 –, concedeu 20 golos, o registo mais elevado entre as sete equipas do topo da tabela.

É uma equipa que pode ser surpreendida, o Espanhol não vai desperdiçar a oportunidade, e apenas duas derrotas em casa esta temporada mostram uma equipa confiante e pronta a atacar desde o apito inicial.
Apesar de o Barça só ter falhado a vitória fora de casa frente ao Real Madrid em outubro, já perdeu oito pontos como visitante nesta edição da prova.
Com Pedri ainda ausente e Jules Koundé em dúvida para o encontro, não será de estranhar se Marc Casado for titular nos visitantes, podendo atuar tanto no meio-campo como a lateral-direito.
Olmo e Araújo de regresso no Barcelona?
Joan Garcia vai defrontar o seu antigo clube pela primeira vez e deverá ser alvo de pressão vinda das bancadas durante os 90 minutos, o que pode afetar o seu discernimento em certos momentos.
Dani Olmo também volta a estar disponível, tal como Ronald Araújo, e o compromisso da Supertaça de Espanha, a meio da semana, deverá igualmente influenciar as escolhas de Flick para este jogo.
O Espanhol não pode contar com Roman Terrats devido a lesão, enquanto Charles Pickel está ao serviço da seleção da RD Congo na Taça das Nações Africanas.
Javi Puado tem feito muita falta e, apesar de poder ser opção após recuperar da lesão no joelho, é provável que Gonzalez lhe dê apenas alguns minutos, numa altura em que o jogador procura readquirir a melhor forma física.
No fundo, os anfitriões terão de estar irrepreensíveis no dia do jogo, frente a um Barcelona que lidera em golos marcados esta temporada (51), remates (358), remates enquadrados (136), taxa de conversão de remates (20%), passes realizados (11.652) e precisão de passe (89%).

