Análise: Porque é que Franco Mastantuono não joga no Real Madrid?

Mastantuono, no último jogo que disputou pelo Real Madrid, frente ao Valência na LaLiga
Mastantuono, no último jogo que disputou pelo Real Madrid, frente ao Valência na LaLigaÁNGEL MARTÍNEZ / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Franco Mastantuono, de 18 anos, perdeu o apoio de Xabi Alonso, que apostou nele mal chegou a Madrid. O argentino procura recuperar a sua melhor forma, algo que pouco se tem visto desde que enverga a camisola blanca.

O treinador do Real Madrid insistiu que a nova promessa do país de Messi e Maradona tinha de chegar o mais depressa possível para ficar sob as suas ordens e acelerar o processo de adaptação. Não esperou praticamente nada para lhe dar estatuto de titular. E recusou-se a dar-lhe autorização para disputar o Mundial sub-20.

Mastantuono respondeu com alguns lampejos de enorme qualidade, mas de forma intermitente. Até que esse brilho inicial se foi esbatendo e, com ele, a sua presença no onze inicial.

Porque jogou tanto assim que chegou

Foram vários os fatores. Um dos mais relevantes foi o facto de existir uma vaga no onze habitual de Xabi Alonso devido à ausência por lesão de Bellingham, que estava a recuperar de uma operação ao ombro. Também contou o facto de Rodrygo ter exigido jogar pela esquerda e não pela direita, onde atuou desde que chegou a Madrid, mas onde nunca se sentiu totalmente confortável.

E apesar da concorrência de Brahim, o argentino levou quase sempre a melhor sobre o hispano-marroquino, em parte para o ajudar nesse processo de adaptação.

Estatísticas de Mastantuono
Estatísticas de MastantuonoFlashscore

Porque deixou de jogar

A pubalgia que começou a sentir teve grande influência. Não era apenas a irregularidade exibida, mas também essa lesão tão incómoda, que num dia permite fazer tudo e noutro nem sair da cama, impedia-o de atingir o seu melhor nível físico.

Sem isso, Franco perdeu capacidade de surpreender, tornando-se mais previsível ao jogar colado à ala direita sendo canhoto puro. Sem capacidade de desequilíbrio, bastava fechar-lhe o lado forte para os defesas terem quase todo o trabalho facilitado. O dado é claro: 16 dribles bem-sucedidos em 45 tentativas.

Rendimento

Até ao momento, Mastantuono disputou 12 jogos oficiais pelo Real Madrid, nove na LaLiga – sete como titular – e três na Champions – dois a titular –, somando um total de 689 minutos, nos quais marcou apenas um golo (ao Levante) e só frente ao Valência jogou os 90 minutos.

Rematou à baliza 26 vezes, das quais oito foram enquadradas, seis foram bloqueadas pelos defesas e as restantes 12 saíram ao lado. Desperdiçou ainda cinco grandes oportunidades.

Também a sua influência noutras áreas do jogo não tem sido de relevo. Os cruzamentos em jogo corrido, por exemplo, ficam-se por um modesto 3/10. Em lances de bola parada, destacou-se sobretudo nos cantos, com seis cruzamentos bem-sucedidos para a área (aproveitados por colegas) em 14 tentativas.

Presente e futuro a curto prazo

O médio ofensivo não joga desde 1 de novembro, precisamente quando o Real Madrid goleou o Valência. Desde então, falhou os jogos frente ao Liverpool, Rayo, Elche e Olympiacos. Nos quatro encontros seguintes esteve no banco, mas não entrou em campo contra o Girona, Athletic Bilbao, Celta e Manchester City.

Espera-se que a sua recuperação física e a ausência de Brahim, que vai disputar a Taça das Nações Africanas, além da Taça do Rei, lhe permitam regressar à rotação de Xabi Alonso em breve. Será já frente ao Alavés ou terá de esperar pelo Talavera?

------------

Acompanhe de perto e em tempo real tudo o que faz o seu jogador favorito. Descubra como aqui.