Antevisão da LaLiga: Barcelona e Real Madrid procuram reencontrar a melhor forma

Treinador do Barcelona, Hansi Flick
Treinador do Barcelona, Hansi FlickDave Shopland / Shutterstock Editorial / Profimedia

Os campeões espanhóis Barcelona e o atual líder da LaLiga, Real Madrid, procuram recuperar a confiança este fim de semana no campeonato, após noites difíceis na Liga dos Campeões.

Siga a LaLiga no Flashscore

O Barcelona recebe o Alavés no sábado, enquanto o Real Madrid visita Girona no domingo, numa jornada em que os dois primeiros classificados tentam afastar o duo Atlético Madrid e Villarreal, que seguem de perto.

O Barcelona sofreu uma pesada derrota por 3-0 em Stamford Bridge frente ao Chelsea na terça-feira, enquanto a defesa do Real Madrid tremeu ao conceder três golos frente ao Olympiacos, da Grécia, embora tenha conseguido vencer por 3-4 graças a quatro golos de Kylian Mbappé.

Após a pesada derrota em Londres, o treinador do Barcelona, Hansi Flick, mostrou-se perplexo e à procura de algum sinal positivo.

"Vejo como treinamos, a qualidade, a intensidade. Está totalmente diferente do que há seis semanas", afirmou aos jornalistas.

"Os jogadores estão a regressar, a aumentar a qualidade nos treinos. Tenho um bom pressentimento em relação a isso e estou otimista".

A derrota frente ao Chelsea foi a primeira vez que o Barça de Flick ficou em branco em 2025.

Raphinha já fez algumas aparições como suplente no regresso após lesão e o brasileiro poderá ter um papel mais relevante quando o Alavés visitar o renovado Camp Nou.

"Vê-se que estou contente pelo regresso do Raphinha... O Marcus (Rashford) já está ao seu nível depois da gripe, o Pedri também estará de volta em breve", disse Flick.

O primeiro jogo do Barça no Camp Nou em dois anos e meio terminou com uma goleada por 4-0 ao Athletic Bilbao no último sábado e uma exibição semelhante frente ao Alavés ajudaria a disfarçar algumas fragilidades a curto prazo.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Uma vitória permitiria aos campeões da época passada regressar provisoriamente ao topo da LaLiga, depois de o Real Madrid ter perdido pontos nas duas últimas jornadas, incluindo no fim de semana passado frente ao recém-promovido Elche.

A equipa de Alonso lidera o Barcelona por um ponto após esse dececionante empate 2-2 e também depois de um nulo frente ao Rayo Vallecano antes da pausa internacional de novembro.

O Girona ocupa o 18.º lugar após um início de época fraco.

A estrela francesa Mbappé esteve imparável em Atenas, onde o Real triunfou na quarta-feira, quebrando uma sequência de três jogos sem vencer em todas as competições.

Alonso afirmou que esta vitória foi importante para a equipa recuperar a dinâmica de vitórias, esperando que possam dar seguimento a isso em Montilivi.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

O treinador tem estado sob escrutínio, com alguns relatos em Espanha a sugerirem que os seus jogadores, incluindo o extremo Vinicius Junior, não o apoiam.

"Estamos unidos, sabemos que a época será longa e exigente. Haverá todo o tipo de momentos, mas a união é fundamental: essa confiança uns nos outros", afirmou Alonso.

Jogador a seguir: Mikel Oyarzabal

O avançado da Real Sociedad, Oyarzabal, tem estado em boa forma nas últimas semanas, ajudando a equipa a subir na tabela após um início de época complicado e também a reforçar a sua candidatura a titular da seleção espanhola no próximo Mundial.

O Villarreal, em grande momento, visita San Sebastián no domingo, onde o capitão da Real Sociedad procura aumentar o seu registo de três golos e duas assistências nos últimos quatro jogos da LaLiga.

Estatísticas chave

12 - jogos consecutivos sem perder para o Atletico Madrid na LaLiga

53 - partidas seguidas em que o Barcelona marcou até à derrota por 3-0 frente ao Chelsea na Liga dos Campeões, na terça-feira

1125 - toques na bola do defesa do Real Madrid, Álvaro Carreras, mais do que qualquer outro jogador da LaLiga esta época