Antevisão: Real Madrid de Arbeloa procura maior regularidade numa corrida tensa pelo título da LaLiga

Treinador do Real Madrid, Álvaro Arbeloa
Treinador do Real Madrid, Álvaro ArbeloaANGEL MARTINEZ / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

O treinador do Real Madrid, Álvaro Arbeloa, e a sua estrela, Kylian Mbappé, estão de acordo, pelo menos num ponto, antes da deslocação de domingo para defrontar o Valência na LaLiga: a necessidade de consistência.

Acompanhe o Valência-Real Madrid no Flashscore

"Não sou o Gandalf", afirmou Arbeloa depois de a sua equipa ter arrancado uma vitória por 2-1 frente ao Rayo Vallecano no último fim de semana na LaLiga, mantendo-se a um ponto do líder Barcelona.

O espanhol quis dizer que, ao contrário do feiticeiro da saga "O Senhor dos Anéis", não tem poderes mágicos para transformar a sorte do Real Madrid. Só o trabalho árduo será suficiente.

"O que quero dos meus jogadores é aquilo que estou a ver: compromisso, atitude, mentalidade, saber que para vencer cada jogo a qualidade não chega, a regularidade é fundamental. Vamos trabalhar nisso, ao nível do rendimento, mentalidade, ambição e atitude", afirmou Arbeloa, ao fim de seis jogos no comando.

Na semana passada, o Real Madrid perdeu frente ao Benfica na Liga dos Campeões, sendo superado em todos os aspetos, o que os obriga a disputar novamente um play-off a duas mãos contra a equipa portuguesa de José Mourinho.

"O problema é que não somos regulares no nosso jogo, temos de corrigir isso, não se pode jogar bem num dia e no outro não, uma equipa campeã não faz isso", disse um frustrado Mbappé após essa derrota em Lisboa.

Sob o comando de Arbeloa, o Real Madrid já viveu alguns momentos altos, goleando o Mónaco por 6-1 e ultrapassando facilmente o Villarreal, mas também momentos baixos, como a derrota na estreia na Taça do Rei frente ao Albacete, da segunda divisão.

Esse desaire surpreendente pode até beneficiar o Real Madrid em Valência, já que a equipa teve uma rara folga a meio da semana por não ter participado nos quartos de final da Taça.

"Nestes períodos livres vamos tentar trabalhar a equipa e levá-la ao patamar que pretendemos", garantiu Arbeloa.

O próprio Mbappé tem sido o exemplo da regularidade que exige aos colegas, liderando a tabela de melhores marcadores em Espanha e na Europa, com 37 golos em 30 jogos em todas as competições.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Em contraste, algumas das outras estrelas da equipa, como Jude Bellingham e Vinícius Júnior, estiveram longe do seu melhor em vários momentos, embora por vezes ainda consigam protagonizar lances de grande qualidade.

Nenhum deles estará disponível no Mestalla, estádio do Valência, com Vinícius suspenso e Bellingham lesionado durante o próximo mês.

Arbeloa tem defendido as suas principais figuras, mas poderá ver nesta ausência uma oportunidade para apresentar um onze do Real Madrid mais estável, com o criativo Arda Güler a tentar recuperar a ligação com Mbappé que brilhou no início da época sob Xabi Alonso.

O conjunto da capital espanhola começou a temporada com exibições sólidas e regulares e uma sequência de vitórias, mas tudo se desmoronou no inverno, antes da saída de Alonso em janeiro.

Jogar fora de casa pode ser benéfico para o Real Madrid, depois dos assobios e críticas dos seus adeptos nas recentes vitórias no Santiago Bernabéu frente ao Rayo e ao Levante.

No entanto, Arbeloa sublinhou que cada jogo se torna mais difícil para a sua equipa, pois os adversários sentem-se mais motivados por defrontar os 15 vezes campeões europeus.

"Tenho a certeza de que o Valência vai receber o Real Madrid em casa como sendo o jogo do ano. Para vencermos, teremos de fazer uma exibição de excelência", afirmou o treinador.

Quando o Real Madrid defrontar o clube che, pode já estar novamente a quatro pontos do Barcelona, caso os catalães vençam o Maiorca no sábado e aumentem a pressão sobre os seus rivais históricos.

Jogador a seguir: Lamine Yamal

Depois de ter enfrentado problemas na virilha durante a primeira metade da época, nas últimas semanas a jovem estrela do Barcelona, Lamine Yamal, atingiu o seu melhor nível. O extremo de 18 anos parece ter recuperado toda a sua dinâmica e vai procurar conduzir os campeões à vitória frente ao Maiorca no sábado, para aumentar a vantagem no topo da tabela.

Estatísticas:

0 - Vitórias do Espanhol em janeiro, em cinco jogos

8 - Penáltis convertidos por Mbappé, do Real Madrid, esta época na LaLiga

99 - defesas realizadas pelo ocupado guarda-redes do Oviedo, Aaron Escandell

Acompanha aqui a LaLiga no Flashscore