Recorde as incidências da partida
Ser o responsável por fazer cumprir as regras nunca é tarefa fácil, pois uma das partes costuma sair mais satisfeita do que a outra. E os árbitros sabem-no bem, já que estão habituados a receber críticas e até insultos quando as suas decisões não agradam a uns ou parecem beneficiar o adversário. No entanto, por vezes há exceções. E uma delas aconteceu no sábado.
Foi um verdadeiro teste para García Verdura, já que o jogo estava mais do que assinalado no calendário: duelo de alto risco, com dois vizinhos que nutrem antipatia mútua, e um fator extra devido ao regresso de Joan García àquela que foi a sua casa até decidir transferir-se para o eterno rival. E, para complicar ainda mais, ambas as equipas chegavam ao encontro num excelente momento.
O árbitro espanhol exibiu apenas dois cartões amarelos, manteve-se longe do protagonismo e controlou o jogo do início ao fim. Até Marko Dmitrovic elogiou a sua atuação em pleno desafio: "Mais como tu". E não é para menos, pois conseguiu uma exibição de excelência mesmo ao dirigir o encontro mais tenso da jornada.
Além disso, Víctor comunicou em catalão com uns e em castelhano com outros, o que demonstra o seu conhecimento dos jogadores e a sua flexibilidade linguística. E, sempre que precisava de adotar uma postura pedagógica com algum futebolista, não hesitava. Em suma, três ingredientes essenciais (moderação, tom sereno e autoridade contida) para liderar um jogo exigente.
