Mais

As dúvidas do Real Madrid na zona defensiva: Alaba, Mendy e Fran García

David Alaba, a treinar com proteção na perna esquerda no passado Mundial de Clubes
David Alaba, a treinar com proteção na perna esquerda no passado Mundial de ClubesChandan Khanna / AFP

O Real Madrid regressa aos treinos na próxima semana, dando início, agora sim, à temporada 2025/26, já após o Mundial de Clubes. No entanto, alguns dos jogadores que se vão apresentar às ordens de Xabi Alonso poderão não permanecer no plantel quando o mercado de transferências encerrar.

A continuidade de nomes como Rodrygo, Ceballos e até Vinícius tem sido colocada em causa por diferentes motivos. No entanto, também existem dúvidas por resolver no setor defensivo, talvez aquele que mais preocupações tem suscitado ao novo treinador.

É nesse contexto que surgem as contratações de Alexander-Arnold, Huijsen e Álvaro Carreras, reforços que visam trazer maior solidez à linha mais recuada da equipa.

Três laterais-esquerdos

Com a contratação do primeiro, quem ficou sem espaço foi Lucas Vázquez, assim Trent dividirá a lateral direita com o recuperado Carvajal. Mas os problemas surgem nos papéis de defesa-central e lateral-esquerdo. Neste último há três candidatos para duas vagas. Com Carreras intocável após pagar 50 milhões de euros ao Benfica há menos de um mês, são Fran García e Mendy que estão na vitrine.

O primeiro foi o mais regular e um dos melhores no Mundial. Jogar com três centrais é perfeito para ele, pois pode explorar as suas virtudes ofensivas, que são muitas. Quanto ao francês, que renovou na temporada passada até 2028, não parece ter espaço na ala, pois o seu jogo é mais defensivo, embora possa ser readaptado à posição de central-esquerdo quando jogarem com cinco atrás.

O físico de Alaba, Militão e Rüdiger

Para além de testar a adaptação a uma nova posição, essa mudança poderá agravar ainda mais a situação de David Alaba, cujo rendimento, nos poucos períodos em que esteve disponível, não voltou ao nível que exibia antes do longo tempo de paragem.

No Real Madrid, a direção estaria bastante recetiva à ideia de libertar a vaga e o salário do internacional austríaco, mas, até ao momento, não surgiram interessados dispostos a avançar com uma proposta.

Também há preocupação com o estado físico de Éder Militão, que já sofreu duas roturas do ligamento cruzado, e com a condição de Antonio Rüdiger, que terminou a última época a competir com limitações físicas. Caso nenhum dos dois responda bem neste arranque de temporada, os merengues deverão regressar ao mercado para encontrar mais uma alternativa ao lado de Huijsen e Asencio.

No entanto, essa solução poderia gerar ainda mais superlotação no setor defensivo, um dilema que Xabi Alonso poderá ter de gerir já com a temporada em andamento.

E atenção a Konaté e Saliba, que aguardam discretamente por uma chamada.