Acompanhe as incidências da partida
Agora chega uma das deslocações mais exigentes da época, com visita ao Barcelona, precisamente no dia do regresso ao Camp Nou. Como se não bastasse, os bascos não poderão contar com o apoio dos seus adeptos devido às restrições impostas pelas obras no coliseu blaugrana.
A verdade é que o Athletic não guarda boas memórias dos seus confrontos com o Barça. Basta olhar para a Taça do Rei. Nos últimos 16 anos, os bascos perderam quatro finais frente aos culés: a de 2009 (4-1 em Mestalla), a de 2012 (3-0 no Calderón), a de 2015 (3-1 no Camp Nou) e a de 2021 (4-0 em La Cartuja).
Apesar de, na última vez que se defrontaram na prova a eliminar, o Athletic ter vencido (4-2 nos quartos de final da edição 2023/24, que acabariam por conquistar), os últimos antecedentes não são animadores para a equipa de Ernesto Valverde.
Os três encontros mais recentes terminaram com triunfo blaugrana: 2-1 em Montjuïc e 0-3 em San Mamés na última LaLiga, além do 0-2 na Supertaça de Espanha.
A última vitória do Athletic frente ao Barça na Liga remonta a 16 de agosto de 2019, com um golo solitário de Aduriz aos 89 minutos. Desde então, registaram-se oito triunfos catalães e dois empates. Pelo meio, é certo, a vitória dos bascos na final da Supertaça de Espanha por 2-3 na temporada 2020/21.
Apesar de o Athletic ter estado em bom plano nas últimas eliminatórias (também afastou o Barça da Taça nos oitavos da época 21-22, ao vencer por 3-2 no prolongamento), na liga não tem conseguido causar dificuldades aos culés.
24 anos sem vencer fora de casa
Os números tornam-se ainda mais expressivos se olharmos apenas para os duelos disputados no estádio do Barça. O Athletic não vence no Camp Nou desde 24 de novembro de 2001, quando Ezquerro e Urzaiz marcaram para os visitantes e Rivaldo para os culés (1-2).
Neste quase quarto de século, as estatísticas são avassaladoras: 20 vitórias do Barça, três empates, 58 golos a favor do Barcelona e apenas 12 marcados pelo Athletic.
