O astro brasileiro Neymar expressou o seu descontentamento com o ranking da Bola de Ouro, dizendo que o seu compatriota Raphinha, que terminou em quinto lugar, teria merecido um destino melhor, dada a sua temporada de sucesso com o Barcelona.
"Raphinha em quinto, isso é realmente uma porcaria", escreveu o jogador de 33 anos no Instagram, comentando uma publicação do perfil de Ofuiclear, que mostrava o top 10 do prémio atribuído em Paris na noite de segunda-feira.
A Bola de Ouro foi para o francês Ousmane Dembelé, do Paris Saint-Germain, onde Neymar jogou de 2017 a 2023.
Raphinha, que possui estatísticas impressionantes com o Barcelona ( 34 golos e 25 assistências em 57 jogos em 2024-25), também foi derrotado pelo seu companheiro de equipa, o espanhol Lamine Yamal, segundo classificado, e pelo português Vitinha (PSG), que completou o pódio, bem como pelo egípcio Mohamed Salah (Liverpool), que ficou em quarto lugar.
No ano passado, muitas vozes levantaram-se no Brasil para criticar a atribuição da Bola de Ouro ao espanhol Rodri, em detrimento de Vinicius Junior (2.º), o homem responsável pelo título da Liga dos Campeões do Real Madrid na época 2023/24.
Kaká, que venceu o prémio em 2007, é o último brasileiro a ganhar o prémio individual mais prestigiado do futebol mundial.
Neymar, que agora joga no seu clube de origem, o Santos, ganhou os seus dois maiores prémios Bola de Ouro em 2015 e 2017, terminando em terceiro lugar, atrás de Messi e Ronaldo, em ambas as ocasiões.