Mais

Bola de Ouro: Vinicius e Dibu Martínez passaram de protagonistas a esquecidos

Vinicius Júnior ao serviço do Real Madrid
Vinicius Júnior ao serviço do Real MadridDenis Doyle/Getty Images via AFP

O brasileiro nem sequer entrou no top 10.º. O internacional argentino ficou muito longe dos cinco melhores guarda-redes.

Há um ano, Vinicius e Emiliano Dibu Martínez eram nomes que retumbavam com força na gala da Bola de Ouro. O argentino recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de melhor guarda-redes. A exibição na Copa América foi suficiente para obter esse galardão. Na Premier, a sua equipa, o Aston Villa, qualificou-se para a Liga dos Campeões.

Vinicius, por sua vez, sonhava em receber a Bola de Ouro. O carioca foi importante na conquista da Liga dos Campeões pelo Real Madrid em 2024. Marcou um golo na final contra o Borussia Dortmund. Fez um grande jogo contra o Bayern nas meias-finais e também conquistou a LaLiga e a Supertaça de Espanha.

Rodri, campeão da Premier League e do Euro-2024, ficou com o reconhecimento. Vinicius iniciou uma nova cruzada (mais uma que se juntou às frentes abertas que tem o brasileiro) e não compareceu à cerimónia. O Real Madrid apoiou-o. Ninguém do clube viajou para Paris.

Atualmente, tanto 'Dibu' como Vinicius têm estado muito longe dos primeiros lugares. Vinicius ficou na 16.º posição na luta pela Bola de Ouro. Dibu nem entrou no top 5 dos melhores guarda-redes. Donnaruma, contratação inexplicável do Manchester City após ter sido descartado por Luis Enrique, foi o melhor guarda-redes da temporada.