O selecionador espanhol teve de prescindir, entre outros, do jovem médio do Barcelona na sua última convocatória. Presente desde que Luis Enrique lhe deu a oportunidade quando era um desconhecido, o sevilhano foi obrigado a parar devido a um desconforto que começa a preocupar o entorno culé.
O próprio De la Fuente indicou na noite de terça-feira que tinha estado em conversações com Gavi. "Falei com ele esta manhã. O rapaz está triste e preocupado com esta possível intervenção ao menisco, se ela acabar por se realizar, e é normal. São coisas da vida e do futebol", disse o treinador.

O responsável quis alargar a sua mensagem e centrou-se na força mental de um jogador que já sabe o que é passar pelo bloco operatório: "Mas bem, em qualquer caso, é um tipo muito forte e um jogador muito forte também. Tem muito carácter. É nestas situações que se sai realmente mais forte", disse.
O camisola 6 do Barcelona falhou o jogo contra o Rayo Vallecano e ficou de fora dos compromissos frente à Bulgária e à Turquia. Foi excluído contra o Valência e é uma incógnita quando poderá voltar aos relvados, embora se preveja que falhe um bom punhado de partidas, mesmo em caso de tratamento conservador.