Mais

Era uma vez em 2000: goleada do Oviedo de Luis Aragonés ao Barça

Rivaldo disputou aquela partida ao lado, entre outros, de Xavi e Figo
Rivaldo disputou aquela partida ao lado, entre outros, de Xavi e FigoFoto por PATRICK HERTZOG / AFP

A 15 de abril de 2000, o Real Oviedo viveu uma jornada gloriosa ao derrotar o Barcelona por expressivos 3-0, num jogo que os mais veteranos ainda recordam bem. As hipóteses de algo semelhante voltar a acontecer são, à partida, bastante reduzidas.

Acompanhe o duelo em direto através do Flashscore.

Um quarto de século depois, esse encontro de má memória para os azulgranas constitui hoje a última derrota do Barcelona em solo asturiano. O duelo foi disputado em Buenavista, no segundo e último estádio Carlos Tartiere que existiu no referido bairro ovetense. Até o cenário mudou desde então.

Luis Aragonés, que viria a ser campeão da Europa com a seleção espanhola apesar das ferozes críticas da imprensa, apresentou a seguinte formação: Esteban Suárez, Franck Rabarivony, Sergio Boris, Víktor Onopko, Idrissa Keita, Paulo Bento, Albert Nadj, Roberto Pompei, Roberto Losada, Dely Valdés e Rubén Suárez.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Jaime (autor de um histórico golo em Camp Nou que valeu um triunfo por 0-1 em 2001), Ania e Corbo também tiveram protagonismo nessa ocasião. Dely abriu o marcador pouco depois da meia hora, Pompei ampliou a vantagem aos 55 minutos e o próprio avançado panamenho voltou a marcar aos 80 minutos para o 3-0 definitivo.

Como mudámos: nessa temporada, o Barça terminou na 4.ª posição com um registo que hoje parece impensável (17 vitórias, 12 empates e nove derrotas). O Maiorca completou o pódio, o histórico Superdépor terminou na 2.ª posição e o Real Madrid conquistou o título.