As duas principais competições do futebol continental na Europa não terão representantes espanhóis (o Betis qualificou-se com dificuldade para a final da Liga Conferência, uma competição recente e sem o elã das duas anteriores). Na Liga dos Campeões, que viu o Barcelona deslumbrar até às meias-finais, onde perdeu para o Inter numa eliminatória excecional, os adeptos do futebol espanhol queriam ver um clássico na final em Munique. Tal como aconteceu em 2013, quando se pensava que o Real Madrid de Mourinho iria defrontar o Barça, nenhum dos dois clubes nacionais passou à fase final do torneio.
Na altura, o Borussia Dortmund de Jurgen Klopp eliminou o Real Madrid. Na outra eliminatória, o Bayern de Munique derrotou o Barcelona e marcou uma final alemã em Wembley, que os bávaros acabaram por vencer por 2-1 graças a uma grande atuação de Arjen Robben.
Na Liga Europa, a sorte foi semelhante. Muitos adeptos do futebol basco queriam ver um dérbi em San Mamés. No entanto, a Real Sociedad foi eliminada precocemente da Liga Europa depois de perder para o Manchester United, que também foi o carrasco do Athletic Club nas meias-finais.
Os adeptos do Athletic também serão castigados por verem o United, a equipa que os eliminou, jogar na final da Liga Europa contra o Tottenham.