Mais

Espanha fica sem Liga dos Campeões e Liga Europa

Mikel Jauregizar lamenta em Old Trafford
Mikel Jauregizar lamenta em Old TraffordOli SCARFF / AFP
Por um lado, previa-se uma final entre o Barcelona e o Real Madrid. Por outro lado, milhares de adeptos do futebol espanhol apostaram num dérbi basco em San Mamés.

As duas principais competições do futebol continental na Europa não terão representantes espanhóis (o Betis qualificou-se com dificuldade para a final da Liga Conferência, uma competição recente e sem o elã das duas anteriores). Na Liga dos Campeões, que viu o Barcelona deslumbrar até às meias-finais, onde perdeu para o Inter numa eliminatória excecional, os adeptos do futebol espanhol queriam ver um clássico na final em Munique. Tal como aconteceu em 2013, quando se pensava que o Real Madrid de Mourinho iria defrontar o Barça, nenhum dos dois clubes nacionais passou à fase final do torneio.

Na altura, o Borussia Dortmund de Jurgen Klopp eliminou o Real Madrid. Na outra eliminatória, o Bayern de Munique derrotou o Barcelonamarcou uma final alemã em Wembley, que os bávaros acabaram por vencer por 2-1 graças a uma grande atuação de Arjen Robben.

Na Liga Europa, a sorte foi semelhante. Muitos adeptos do futebol basco queriam ver um dérbi em San Mamés. No entanto, a Real Sociedad foi eliminada precocemente da Liga Europa depois de perder para o Manchester United, que também foi o carrasco do Athletic Club nas meias-finais.

Os adeptos do Athletic também serão castigados por verem o United, a equipa que os eliminou, jogar na final da Liga Europa contra o Tottenham.