Siga o Espanhol - Barcelona no Flashscore
Está a aproximar-se um novo dérbi catalão (sábado, 3 de janeiro, às 20:00) e, embora a classificação indique que pode ser um encontro equilibrado, os números denunciam o Espanhol como um adversário tradicionalmente acessível para os seus vizinhos do Barça.
De facto, segundo dados fornecidos pela Opta, os blanquiazules são a equipa que mais vezes saiu derrotada, desde o início do campeonato nacional da Liga, frente aos culés, com um total de 104 derrotas em 178 duelos no âmbito da prova doméstica.
Os 74 confrontos restantes não melhoram muito o cenário para os de Cornellà, já que o saldo é de 34 vitórias a seu favor e 40 empates.

Esta análise leva-nos inevitavelmente a outro dado negativo do Espanhol, o clube que mais vezes perdeu frente à mesma equipa na história da LaLiga. O carrasco, neste caso, é o Real Madrid, o outro gigante do futebol espanhol.
Contra os merengues, o registo é ainda mais negativo do que frente ao Barça, já que a equipa catalã foi derrotada pelos da capital espanhola nada menos do que 109 vezes em 179 partidas. As 70 restantes terminaram com 37 triunfos dos periquitos e 33 empates.
Aspeto positivo
Apesar de tudo, este tema também pode ser visto de uma perspetiva positiva. Para perder tantas vezes, o Espanhol teve de estar presente na principal divisão durante muitas épocas. Tanto assim é que se trata do quinto clube (em partilha com o Atlético de Madrid) com mais temporadas na atual LaLiga, com 89.
Os blanquiazules ocupam o sétimo lugar na classificação histórica da Primeira Divisão, com 3.073 pontos em 2.871 jogos.
