Mais

Ferland Mendy dá um passo em frente e começa a treinar com o grupo

Ferland Mendy conduz a bola
Ferland Mendy conduz a bolaJOSÉ BRETÓN / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

Num vídeo disponibilizado pelo Real Madrid através dos seus canais oficiais, Ferland Mendy entra no relvado de Valdebebas juntamente com o resto dos companheiros para o treino desta terça-feira.

O defesa francês é a principal novidade na sessão do conjunto blanco, embora o seu regresso seja progressivo, tendo em conta o tempo que esteve parado (não compete desde a final da Taça do Rei, a 26 de abril, e já nessa altura vinha de superar uma lesão muscular). A sua última titularidade remonta a meados de março, nesse duelo da Liga dos Campeões frente ao Atlético, que ficou marcado pelo escorregão de Julián Álvarez na decisão por penáltis.

O 2025 do lateral-esquerdo está longe de ficar para a história, e a verdade é que os meses que restam também não se apresentam propriamente promissores para os seus interesses. Agora, sem dúvida, é o terceiro na luta pela titularidade, com Álvaro Carreras como principal opção e Fran García a surgir como alternativa. Em condições normais, parece difícil, portanto, que Xabi Alonso possa pensar numa terceira possibilidade para somar minutos de qualidade.

Na enfermaria do conjunto merengue não estão nem Kylian Mbappé nem Franco Mastantuono, pois ambos estão convocados para defrontar o Getafe este domingo. Há três indisponíveis na linha defensiva (Dani Carvajal, Trent Alexander-Arnold e Antonio Rüdiger) e Dean Huijsen pode juntar-se a essa lista. Neste último grupo, embora a roçar o primeiro devido à sua inatividade, está o ex-jogador do Olympique de Lyon.

O curioso no caso de Mendy, que não parece entrar nos planos futuros do Real Madrid dada a importante aposta em Carreras, é que ainda tem contrato até 30 de junho de 2028. Dar saída ao francês através de uma transferência é difícil se não conseguir ter continuidade e acumular minutos de jogo, pelo que o panorama é muito incerto para um futebolista que em tempos foi indiscutível na sua posição... desde que estivesse disponível.