Mais

Fran González, de indesejável com Raúl a titular com Carlo Ancelotti

Fran González com a camisola do Real Madrid
Fran González com a camisola do Real MadridWILLIAM VOLCOV/Brazil Photo Press via AFP
Com a ausência de Thibaut Courtois e a lesão ligeira de Andriy Lunin, Carlo Ancelotti vai colocar em campo o seu terceiro guarda-redes, Fran González, contra o Valência. O guarda-redes de 19 anos, que passou por uns meses complicados no Real Madrid Castilla, terá a oportunidade de mostrar o seu potencial com a equipa principal no Santiago Bernabéu, no sábado.

Siga as incidências da partida

Não existe uma carreira linear no futebol. E Fran González é testemunha disso mesmo. Depois de ter sido dispensado por Raúl no final de janeiro, o guarda-redes de 19 anos fará a sua estreia na equipa principal este sábado contra o Valência, aproveitando a ausência de Thibaut Courtois por lesão e as ligeiras dores de Andriy Lunin. É a oportunidade ideal para um jogador que ainda não foi chamado a iniciar um jogo pela equipa principal esta época e que tem tido os seus altos e baixos desde o início do ano.

O espanhol chegou ao Real Madrid em 2022, proveniente da Cultural Leonesa. Na altura, Fran tinha apenas 16 anos e chegou à capital espanhola como jogador da Juvenil B (Sub-18). Há várias épocas que impressiona os olheiros do clube merengue. A sua altura, constituição, envergadura e solidez são as qualidades que mais se destacam nas fichas técnicas, enquanto o jovem sonhava apenas com uma coisa: poder assinar pelo seu clube de coração.

Esse sonho tornou-se realidade no verão de 2022. Andrés Pardo, diretor desportivo das camadas jovens do Madrid, recrutou-o e o espanhol impressionou todos na sua primeira época sob o comando de Fran Beltrán. Imponente e dominador, ajudou a sua equipa a vencer o campeonato nacional da sua categoria, à frente do Atlético de Madrid. Depois, chegou a época em que era suposto integrar a equipa de Juvenis A de Álvaro Arbeloa. A lenda madrilena não podia contar com ele porque o seu jogo de pés era demasiado limitado. Este facto constituiu um grande obstáculo para o treinador dos sub-19.

Passou então para o Real Madrid C - um escalão semi-profissional - e teve uma época bastante bem sucedida, antes de passar para o escalão seguinte: o Real Madrid Castilla.

 

Fran González juntou-se à equipa de Raúl no início da temporada. Foi o seu guarda-redes titular no início da época, antes de ser um dos indesejáveis do treinador de 47 anos, na sequência dos maus resultados da equipa. A causa foi uma série de más exibições que custaram pontos importantes aos reservas merengues. No final de janeiro, Raúl tomou a decisão final, dispensando Fran em favor de Mario de Luis. Foi então que o guarda-redes de 19 anos foi convocado por Carlo Ancelotti, não só para fazer número, mas também porque o treinador italiano se sentiu atraído pelas qualidades do jogador.

"Se ele perdeu o lugar, foi por causa de um problema com o seu nível de desempenho. E isso afetou a sua confiança. Depois disso, é preciso dizer que o contexto do Real Madrid Castilla na altura não ajudava nada", explica Kaba, fundador da conta no X (antigo Twitter) FabricaMadrid, seguida por mais de 120.000 utilizadores.

Fran González, um "perfil Thibaut Courtois"

"É um guarda-redes com tamanho, alcance, muito móvel e com excelentes reflexos", insiste Kaba. "Movimenta-se bem e rapidamente, e a sua capacidade de reação é uma das suas principais qualidades. Graças às suas pernas e braços, neste tipo de situação, ele estende a superfície do seu corpo o máximo possível. Em suma, é um guarda-redes tranquilizador que dá confiança aos seus defesas".

Fran González pode ser muito jovem, mas destaca-se também pelo físico, com o seu 1,99 m. O jovem guarda-redes está na mesma liga de jogadores como Courtois, Donnarumma e, no passado, Buffon. "Em termos de estilo, sempre o comparei a Courtois. São dois grandes guarda-redes com as mesmas caraterísticas. São guarda-redes que podem ganhar jogos. E, pessoalmente, acho que há muitas semelhanças entre os dois".

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

No entanto, como todos os jogadores da sua idade, Fran González tem muito a melhorar em vários domínios. Em primeiro lugar, o seu jogo de pés, que lhe custou o lugar com um treinador como Arbeloa, mas também o seu jogo aéreo, que foi muitas vezes um problema para Raúl esta época.

"Ele precisa melhorar o jogo de pés e o jogo aéreo", diz Kaba. "Apesar do seu tamanho, ele às vezes hesita um pouco. Ele precisa de medir melhor as jogadas e ser mais seguro de si. Apesar disso, ele ainda é um guarda-redes muito promissor e com qualidades. É capaz de fazer um bom trabalho na equipa principal. Tem qualidades e o contexto é diferente do do Castilla. Veja-se o caso de Raúl Asencio, por exemplo. Vai depender da sua confiança e da forma como lida com a pressão".

Como se pode ver, o jovem tem um futuro brilhante pela frente, mas ainda tem de aprender. Como muitos jogadores da sua idade no Real Madrid. Embora esta primeira partida pela equipa principal possa ser inesperada para ele, será uma grande oportunidade para mostrar as suas qualidades. Especialmente porque o Real Madrid de Carlo Ancelotti não espera que os seus guarda-redes saibam como tirar a bola da defesa.