A arbitragem profissional inicia a campanha 2025/26 com o seminário de pré-temporada que será realizado de 28 de julho a 5 de agosto na localidade asturiana de Las Caldas. Com Fran Soto Balirac como presidente do Comité Técnico de Árbitros, os árbitros da primeira e segunda divisão vão procurar a preparação ideal para o início da temporada.
Três novos árbitros
Na LaLiga, três novos árbitros vão estrear-se após a promoção na temporada passada. É o caso de Miguel Sesma, Iosu Galech e José Luis Guzmán, que se juntam a um quadro de 20 árbitros principais, com 10 árbitros com insígnia internacional, conforme indica a RFEF.
Não há apenas novidades no quadro de árbitros, já que o CTA foi renovado desde o seu presidente até à direção técnica, agora a cargo de David Fernández Borbalán, passando pelo responsável do VAR, Eduardo Prieto Iglesias. Além disso, como porta-voz e responsável pelas relações institucionais está Marta Frías Acedo.
Testes físicos, técnicos e unificação de critérios são os principais objetivos do seminário de pré-temporada, que também busca a melhor convivência possível no âmbito arbitral como uma nova marca entre os princípios básicos que o presidente do CTA quer incutir.
"Vamos formar uma equipa muito coesa para lutar pela arbitragem espanhola. Somos mais um ator do futebol, temos de estar todos coordenados. Quero colocar em prática alguns princípios básicos, incluídos no próprio regulamento da RFEF com medidas concretas: meritocracia, independência... e previsibilidade, porque somos servidores do futebol", destacou Fran Soto.