Xabi foi dispensado pelo Real Madrid dois dias após a derrota na final da Supertaça de Espanha frente ao Barcelona em Jeddah, Arábia Saudita. Convidado a falar sobre a saída do treinador merengue, Guti dapontou aquilo que acreditar ser a causa.
"Não vivi o dia a dia do balneário com o Xabi Alonso. Ao mesmo tempo, é verdade que quando um balneário não está confortável, não está satisfeito com o treinador, isso nota-se e é bastante evidente não só nos treinos, mas também nos jogos. Penso que este foi o motivo que levou ao despedimento do Xabi nesta altura. Não creio que tenha sido tanto pelo seu estilo de jogo, ou pelo que fez no relvado. Há pouco estava a ver uma estatística que mostrava que o Hansi Flick, treinador do Barcelona, teve os mesmos resultados que o Xabi Alonso nos seus primeiros 34 jogos. Isso significa que o desempenho nas partidas não foi mau. Mas é verdade que circularam muitos rumores de que ele não conseguiu adaptar-se devido ao balneário", atirou.
Sobre Álvaro Arbeloa, que sobe da equipa secundária para substituir Xabi, Guti comentou: "É uma incógnita, mas quando o Zidane chegou, também era. Olhando para o Real Madrid Castilla, as coisas não estavam a correr bem. Se está preparado ou não, o Madrid saberá, porque ele tem trabalhado há muito tempo na formação, e se lhe atribuíram esta responsabilidade, é porque acreditam nele e agora esperam que tudo corra pelo melhor."
