Investigadores homenagearam Villarreal após descoberta de dinossauro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Investigadores homenagearam Villarreal após descoberta de dinossauro
O dinossauro "Protathlitis Cinctorrensis", descoberto perto de Villarreal
O dinossauro "Protathlitis Cinctorrensis", descoberto perto de Villarreal
Villarreal CF
Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta em Cinctorres, a cerca de 100 quilómetros de Villarreal, ambas na província de Castellón. Os investigadores desta descoberta quiseram prestar homenagem ao Villarreal no seu centenário, dando-lhe o nome de Protathlitis Cinctorrensis, que significa campeão de Cinctorrensis.

Era um dinossauro com cerca de 11 metros de comprimento por três metros de altura, carnívoro, com um focinho alongado equipado com numerosos dentes cónicos que se movia com as duas patas traseiras e usava as mãos para capturar as presas. Viveu na zona de Castellón, no leste da Península Ibérica, há cerca de 127 milhões de euros.

Os investigadores do Grup Guix de Villarreal, da Universidade Jaume I de Castellón e da Universidade de Valência encontraram um dentário direito quase completo e cinco vértebras caudais. Os estudos foram aprovados pela prestigiada revista britânica Scientific Reports.

Uma homenagem aos campeões do Villarreal

Uma vez confirmado o nome da nova espécie, os descobridores prest aram homenagem ao Villarreal pelo seu centenário, que se celebra em 2023, e pela conquista da Liga Europa em 2021. Daí o nome Protathlitis Cinctorrensis. Protathlitis significa "campeão" em grego, em referência à proeza alcançada em Gdansk, com a conquista da Liga Europa, e Cinctorrensis significa a localidade onde os fósseis foram encontrados.

O Villarreal, conhecido como o submarino amarelo, aceitou de bom grado o pormenor. O presidente, Fernando Roig, expressou a sua gratidão num evento realizado para a ocasião. "Não sou um especialista na matéria, mas estou muito grato pelo pormenor de o dedicar ao Villarreal pelo título da Liga Europa e pelo centenário. Juntar o Cinctorres e o Villarreal é uma óptima ideia. Estamos felizes por celebrar o centenário, que é 100 anos, e aqui estamos a falar de 127 milhões de anos. É impressionante. E serve para ver de onde vimos e quão efémeros somos".

Em resposta, o clube Groguet comprometeu-se a"destacar o trabalho dos profissionais e a promover esta descoberta impressionante. É uma honra para o clube o facto de terem pensado em nós. Esperemos que possamos continuar a fazer esta investigação que contribui para a ciência".