Mais

Jesús Martínez, proprietário do Oviedo, é alvo de um mandado de detenção

Jesús Martínez é figura importante do Oviedo
Jesús Martínez é figura importante do OviedoHector Vivas / Getty Images South America / Getty Images via AFP

Jesús Martínez, presidente do Grupo Pachuca, tem contra si uma ordem de detenção por desrespeito a uma decisão judicial, informou na passada terça-feira a organização proprietária dos clubes de futebol mexicanos Pachuca e León.

"Ontem, 27 de outubro, o Ministério Público solicitou as ordens de detenção contra Jesús Martínez Patiño e Hipólito Cabrera Acosta, e o Juiz de Controlo ordenou o mandado de captura para os conduzir a julgamento", informou o Grupo Pachuca em comunicado.

A entidade publicou este comunicado horas depois de o jornal Reforma ter divulgado que Martínez e Cabrera, representante legal do clube Pachuca, estão acusados do crime de "desobediência de particulares".

Segundo o Reforma, Martínez e Cabrera "incumpriram em duas ocasiões a ordem de se apresentarem" a uma audiência derivada de um processo comercial que a Fox Sports México iniciou pelos direitos de transmissão dos jogos das equipas Pachuca e León.

Em janeiro de 2025, o Grupo Pachuca autorizou a plataforma TUBI a transmitir os jogos do Pachuca e do León. Perante isso, a Fox Sports México argumentou que tinha contratos em vigor relativos aos direitos de transmissão de ambos os clubes.

No seu comunicado de terça-feira, o Grupo Pachuca assegurou que a relação com o Grupo Lauman, licenciatário da Fox Sports no México, terminou a 26 de maio de 2024.

O Grupo Pachuca também afirmou que os novos contratos com plataformas para a transmissão dos jogos dos seus dois clubes foram assinados "com o consentimento expresso do Grupo Lauman".

No início de outubro de 2025, Martínez e Cabrera foram notificados da possibilidade de serem vinculados a processo e enviados para prisão preventiva na sequência das ações judiciais intentadas pelo Grupo Lauman.

"Perante a desproporção de tal medida, foi decidido que nenhum deles compareceria à audiência agendada e que, em vez disso, seria apresentada uma ação de amparo indireto para proteger a sua liberdade e garantir o respeito pelo devido processo", detalhou o comunicado.

Na noite de terça-feira, Jesús Martínez publicou um vídeo nas redes sociais dos clubes Pachuca e León "para dar a cara" perante as informações que "prejudicaram muitíssimo a reputação do Grupo Pachuca".

"Nós, durante 30 anos, cumprimos cabalmente todos e cada um dos nossos contratos", afirmou Martínez.

O Grupo Pachuca também é proprietário dos clubes Everton, do Chile, e Real Oviedo, de Espanha.