Mais

Jorge Mendes sobre Yamal: "Não percebo o ruído que existe à volta dele"

Jorge Mendes, empresário de Yamal
Jorge Mendes, empresário de YamalPATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

Jorge Mendes, representante do internacional espanhol, analisou ao Mundo Deportivo toda o ruído em torno da estrela do Barcelona.

Lamine Yamal não deixa de ser destaque nas capas dos jornais. Tem sido assim desde a sua estreia inevitável. Contudo, nas últimas semanas, tem enfrentado o lado mais duro dessa exposição. As suas declarações ou a sua vida pessoal parecem ter-se antecipado ao próprio jogador. Talvez por isso o seu agente, Jorge Mendes, que raramente fala à imprensa, decidiu intervir.

"Lamine Yamal tem de continuar a evoluir para se tornar o melhor jogador das próximas duas décadas, e não apenas o melhor durante quatro ou cinco anos", afirmou o português em conversa com o Mundo Deportivo, bastante surpreendido com tudo o que tem lido recentemente sobre o jovem: "Não percebo o ruído que existe à volta de Lamine Yamal. Todos já tivemos 18 anos e fomos jovens. Como disse o presidente Laporta, o que é preciso é apoiá-lo e ajudá-lo ao máximo, porque é um grande património do clube".

Estatísticas de Lamine Yamal
Estatísticas de Lamine YamalFlashscore

Segundo o reconhecido empresário português, o talento de Yamal, nomeado para o The Best de 2025, está a lidar com uma exposição excessiva à qual tem respondido de forma positiva: "Lamine é o jogador de quem todos falam a nível mundial, há consenso de que é o grande futebolista do presente e do futuro. Ter toda a gente atenta a ti é também uma enorme responsabilidade e uma grande pressão. Ele está a gerir isso muito bem e é preciso continuar a apoiá-lo, e uma das formas de o fazer é focar-se exclusivamente no seu trabalho".

"Lamine sabe perfeitamente o que tem de fazer, tanto dentro como fora do campo, e é isso que está a fazer: concentrar-se em trabalhar com tranquilidade e falar pouco. É um jovem muito inteligente e muito dedicado", continuou a defender o mediático agente, que também considera que o melhor que Lamine faz "é falar dentro de campo; fá-lo como ninguém, como se viu no jogo em Bruges. Em cada partida, realiza pelo menos uma obra de arte, algo só ao alcance de quem está destinado a chegar ao topo".

Sobre as comparações com Messi e Cristiano Ronaldo, que conhece profundamente, Jorge Mendes é categórico: "Lamine é único, não deve ser comparado com ninguém, como ele próprio diz sempre. Tem de seguir o seu próprio caminho e está a fazê-lo muito bem. Mas é evidente que há jogadores como Leo Messi e Cristiano Ronaldo que são referências para todos pela forma profissional como geriram a carreira, pelo quão longe chegaram e porque ainda hoje continuam a render a alto nível. Outro grande exemplo para os jovens foi também Iniesta".

Encontra mais notícias como esta no BeSoccer.